Compartilhe em suas redes sociais:

Cultura francesa: lugares em SP pra conhecer mais sobre a França!

Compartilhe em suas redes sociais:

A cultura francesa se manifesta de diversas formas. Seja pela arte, pela gastronomia ou por lugares que promovem a cultura, são diversas maneiras de conhecer mais sobre a França, seus costumes e a sua arquitetura.

 

Na cidade de São Paulo existem vários locais que podem proporcionar essa experiência, e a nossa equipe selecionou 4 passeios que irão te inspirar a querer saber mais da cultura francesa.

 

1. Centro Cultural Aliança Francesa – Consolação 

 

Ator e atriz encenam no palco do teatro da Aliança Francesa. Ele está sentado e ela em pé e os dois seguram um objeto juntos. Foto: Teatro Aliança Francesa/Divulgação

 

A Aliança Francesa é um centro cultural dedicado a difundir a cultura franco-brasileira.

 

Com uma rica programação, a instituição busca fortalecer os laços entre as duas nações através da arte e do conhecimento. Dentro das instalações, os visitantes podem explorar o Teatro Aliança Francesa, a Biblioteca Claudie Monteil e o inovador espaço LAB, cada um oferecendo experiências únicas e enriquecedoras.

 

Além disso, o local oferece cursos de língua francesa e é palco de diversos eventos culturais. A programação inclui debates, exibições de cinema e concertos de música, refletindo a diversidade da cultura francesa.

 

Entre os eventos, os festivais de música ocupam um lugar especial, incluindo alguns dedicados exclusivamente ao Jazz. Esses festivais atraem amantes da música de todo o país e oferecem uma oportunidade para apreciar a influência francesa na música.

 

Site: www.teatroaliancafrancesa.com.br

Instagram: @teatroaliancafrancesa

Endereço: Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque, São Paulo – SP

 

2. Parque da Independência – Ipiranga

 

Jardim com características da cultura francesa, como chafariz, lagos, fontes e estátuas. Foto: José Rosael (Museu Paulista da USP)/Reprodução

 

O Parque da Independência foi construído ao entorno da Colina do Ipiranga onde, há mais de 200 anos, D. Pedro I proclamou a independência.

 

Segundo as informações do site de arquitetura e urbanismo, Viva Decora, em 1907, o governo estadual convocou Arsênio Puttemans para desenvolver o novo jardim no Parque Independência.

 

A proposta do paisagista belga envolveu o uso de formas neoclássicas francesas, baseadas nas obras de André Le Nôtre. Este outro paisagista francês tinha marcado seu nome na história, quase dois séculos antes, ao dar forma aos mais famosos jardins até então: os jardins de Vaux-le-Vicomte e o majestoso jardim do Palácio de Versailles.

 

Assim nasceu o Jardim Francês do Parque Independência. Trata-se de um ótimo destino para passear e conhecer um pedaço da cultura francesa se manifestando no paisagismo brasileiro.

 

Por lá, você encontra diversas espécies de plantas e os mais belos elementos de um clássico jardim francês: chafariz, lagos, fontes e estátuas.

 

Endereço: Avenida Nazareth, s/n – Ipiranga, São Paulo – SP

Horário de funcionamento: Todos os dias das 5h às 20h.

 

Leia também: Edifícios: 3 famosos de SP para conhecer!

 

3. Livraria Francesa – Moema

 

Livraria com várias estantes e uma mesa no centro coberta de livros. Foto: Livraria Francesa/Divulgação

 

A Livraria Francesa, fundada em 1947 pelo engenheiro Paul Monteil, é especializada em livros importados diretamente da França, e tornou-se um destino certo para os amantes de obras sobre arte, ciências, filosofia e outros aspectos da cultura francesa.

 

A singularidade do seu acervo a fez uma parada imperdível para aqueles que buscam tesouros literários.

 

Embora a livraria exista desde 1947, ela mudou-se de seu endereço histórico, onde ficou por mais de 70 anos, para a zona sul de São Paulo. Essa mudança marcou uma nova fase na sua história, mas sem perder a essência que a tornou um lugar tão respeitado na cena cultural da cidade.

 

Site: www.livrariafrancesa.com.br

Instagram: @livraria_francesa

Endereço: Av. Indianópolis, 1697 – Moema – SP

Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 11h às 15h30 e aos sábados das 10h às 14h.

 

4. Ruella Bistrô – Vila Olímpia – São Paulo

 

O Ruella Bistrô tem uma decoração com características da cultura francesa. O salão do restaurante tem sofás com estampas diferentes, diversos quadros pendurados na parede e uma estátua da Torre Eiffel ao lado de uma poltrona colorida. Foto: Ruella Bistrô/divulgação.

 

O Ruella Bistrô é um dos restaurantes mais aconchegantes e elegantes da grande São Paulo.

 

Fundado pela Chef Danielle Dahoui, após uma temporada de aprendizado na França, o local exala uma elegância que reflete sua experiência pelo mundo, com um foco especial na cultura francesa.

 

Cada pedaço do restaurante transforma-se numa viagem por si só, levando os convidados para os pequenos bistrôs escondidos no interior francês. No menu, opções deliciosas, como o Confit de Pato ao Molho Roisin com Tarte Tatin de Batatas, Champignons de Paris e Alho caramelado e o Profiteroles de Nutella deixam os visitantes com água na boca!

 

Além dos jantares, o Ruella Bistrô tornou-se um espaço muito disputado para a realização de casamentos. O cuidado com cada aspecto da experiência culinária e a dedicação à arte da hospitalidade fazem do lugar um destino imperdível para aqueles que buscam uma experiência gastronômica (e francesa!) verdadeiramente memorável em São Paulo.

 

Site: www.ruella.com.br

Instagram: @bistrosruella

Endereço: Rua João Cachoeira, 1507 –  Vila Olímpia, São Paulo – SP

Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 19h à meia noite e aos sábados das 13h às 17h para o almoço e das 19h à meia noite para o jantar.

 

São Paulo guarda, em diversos locais, um pouco da cultura francesa. Mas a cidade também é formada pelo encontro de muitas outras culturas.

 

Se quiser conhecê-las e saber quais passeios permitem imersões culturais na cidade, não deixe de conferir nosso blog e nosso perfil no Instagram.

 

Todo dia tem novidade!

 

Leia também: