Conheça mais do Centro, Zona Norte e Leste!
São Paulo é uma cidade incrível. Cada cantinho tem sua história particular e as regiões do Centro, Zona Norte & Leste fazem parte de tudo isso.
Pensando em trazer mais conhecimento e curiosidades para vocês, que adoram história, a equipe do Visite São Paulo fez um compilado de tudo o que você precisa saber sobre essas regiões.
O centro de São Paulo corresponde aos distritos da Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Sé e Santa Cecília. Só de nomear todos esses lugares, já sabemos que há muita história em cada um deles, não é?
Segundo as informações do site A Vida no Centro, esta área engloba o local em que a capital do estado teve sua fundação, em 25 de janeiro de 1554, quando os jesuítas inauguraram o colégio deles, que hoje é conhecido como Pateo do Collegio.
Após esse marco inicial, São Paulo recebeu as construções das igrejas de São Bento, São Francisco e Carmo. No fim do século XIX, também aconteceu a construção do primeiro Viaduto do Chá.
A região se desenvolvia cada vez mais rápido e um dos principais monumentos construídos foi o Theatro Municipal, que deu o pontapé inicial para a criação de outros pontos de cultura e lazer, como comércios e até hotéis luxuosos.
Hoje, o centro de São Paulo é uma área pulsante, com uma rica vida cultural, arquitetura histórica, grandes avenidas, prédios comerciais e um intenso fluxo de pessoas. É um local que reúne importantes instituições, como a Catedral da Sé, o Theatro Municipal, a Pinacoteca, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e a Estação da Luz.
A Zona Norte também é uma peça fundamental nessa cidade que tanto conhecemos e admiramos. Os bairros que fazem parte da região são: o Jaçanã, Mandaqui, Santana, Tremembé, Tucuruvi, Vila Guilherme, Vila Maria, Vila Medeiros, Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaraguá e Limão. Ufa, quanta coisa!
Segundo dados fornecidos pela Prefeitura de São Paulo, antigamente a Zona Norte era dominada pelos sítios e chácaras de cana de açúcar. Ao longo do tempo, eles foram transformados em núcleos residenciais e o crescimento dessa ocupação formou o bairro que conhecemos como Brasilândia.
O verdadeiro início da modernização da região, no entanto, ocorreu pela construção da Tramway da Cantareira, uma ferrovia urbana de trens de carga e passageiros. Ela passava pela região que hoje corresponde ao bairro do Tremembé.
Ao longo do século XX, a Zona Norte continuou com seu processo de expansão e urbanização. Surgiram cada vez mais bairros residenciais, comércios e outros serviços públicos.
Hoje em dia, a região conta com importantes pontos turísticos, como o Parque da Juventude, o Sambódromo do Anhembi, e o Distrito Anhembi – este, é um centro de convenções importantíssimo para a região. Ele possui 36 mil m², distribuídos 4 auditórios, 5 halls e 5 salas reversíveis. Pode abrigar diferentes eventos como congressos, convenções, formaturas e muito mais. Seu fácil acesso também chama atenção na região.
É por lá que também encontramos a sede da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, que tem como objetivo o aperfeiçoamento e atualização profissional dos associados. Lá, são promovidos eventos culturais, assistenciais, sociais e de lazer.
Outro grande centro de exposições e convenções que pode ser citado na região é o Expo Center Norte, que conta com 5 pavilhões incríveis para receber eventos. Todos possuem ar condicionado, são ideias para fazer eventos como convenções, formaturas, shows e demais eventos corporativos.
Na Zona Norte, também há o Centro de Eventos PRO MAGNO, que tem uma infraestrutura com diversos pavimentos e parceria com hotéis para fazer seus eventos e exposições.
Para finalizar esse passeio pela história das regiões do Centro, Zona Norte & Leste, vamos falar um pouquinho da história da Zona Leste.
Esta é uma das maiores de São Paulo, e é subdividida em duas partes:
Região Leste 1: abrange os distritos de Água Rasa, Aricanduva, Artur Alvim, Brás, Belém, Cangaíba, Carrão, Mooca, Pari, Penha, São Lucas, Sapopemba, Tatuapé, Vila Formosa, Vila Matilde e Vila Prudente.
Região Leste 2: abrange os distritos de Cidade Líder, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianazes, Iguatemi, Itaim Paulista, Itaquera, Jardim Helena, José Bonifácio, Lajeado, Parque do Carmo, Ponte Rasa, São Mateus, São Miguel, São Rafael, Vila Curuçá e Vila Jacuí.
Os estudos do Instituto Bixiga trazem detalhes importantes sobre a história da Zona Leste: ela já foi habitada por povos indígenas e era pouso de tropeiros no Período Colonial.
Foi com a chegada da ferrovia e dos imigrantes no final do século XIX que se deu o desenvolvimento local.
No início do século XX, o espaço tornou-se moradia da classe trabalhadora e o destaque por lá ficou por conta da população de imigrantes da década de 1950. Por isso, percebemos os resquícios de sua cultura em vários bairros, como na Mooca, que até hoje carrega as lembranças do povo italiano que vivia por lá.
Hoje, a Zona Leste de São Paulo é uma região populosa e diversificada, abrangendo uma grande área geográfica. É um espaço em constante desenvolvimento e tem alguns pontos turísticos e culturais muito importantes, como o Museu da Imigração, o Parque do Carmo, o Templo de Salomão, o SESC Itaquera e a Arena Corinthians.
Arte: Mavinho Acoroni e Jean Rosa/Reprodução
Um centro de convenções incrível para eventos na região é o PRO Magno, que possui salas modulares, uma área no térreo com 9.650 m² e no 1º pavimento com 6.184 m², praça de alimentação, estacionamento coberto para cerca de mil vagas, além de outros atrativos que completam a incrível estrutura do local!
Também temos pela região a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), que possui cinco auditórios, sendo o maior deles para 800 pessoas. Os outros quatro têm capacidade para 195 pessoas cada. O lugar oferece também espaços para 65 pessoas e um salão social com área de 170m² com capacidade para 150 pessoas, além de um ginásio poliesportivo para 700 pessoas.
O Memorial da América Latina, localizado na Barra Funda, possui diversas exposições e é sede de importantes eventos da capital. Os espaços do são diversos, como a Biblioteca Latino-Americana, o Salão de Atos Tiradentes, o Auditório Simón Bolívar e o Anexo dos Congressistas. Tudo isso traz uma configuração completa para a realização de eventos.
Arte: Mavinho Acoroni e Jean Rosa/Reprodução
O Centro de Convenções Anhembi – Distrito Anhembi possui um espaço modular e integrado, o que o torna ideal para congressos, convenções, palestras, formaturas e outros eventos. São diversas salas, sendo a maior delas com 1.169 m², além de halls, auditórios e dois teatros e camarins disponíveis.
Arte: Mavinho Acoroni e Jean Rosa/Reprodução
Por último, mas não menos importante, fechamos com o Expo Center Norte. O espaço do centro de convenções possui 21 salas modulares, 11.600m² de área e comporta até 4.100 pessoas simultaneamente. Uma estrutura capaz de realizar grandes convenções, no bairro Vila Guilherme.
As regiões de São Paulo são riquíssimas em cultura, lazer e entretenimento e lugares como Centro, Zona Norte & Leste têm papel fundamental para a história do estado.
Se você curte conhecer mais sobre as regiões de Sampa e saber tudo o que pode encontrar em cada uma delas, fique de olho aqui no blog. Sempre trazemos sugestões de experiências e dicas!
Nos siga no Instagram (@visite_sp) para receber as novidades em tempo real!
Leia também:
Restaurantes Africanos: 3 lugares para saborear a culinária típica!
Arquitetura em São Paulo: lugares imperdíveis para conhecer!