Conheça mais da região da Paulista e Jardins!
A região da Paulista e Jardins é um dos lugares mais famosos de São Paulo.
Seja pela localização privilegiada no coração da cidade ou por ter tantas facilidades em seu entorno, é fato que milhares de turistas passeiam por lá anualmente, sendo conhecida como uma das regiões mais nobres da capital paulista.
De infraestrutura completa e incrível, cheia de comércios, a região ainda possui fácil deslocamento por conta das ruas largas e boa manutenção.
O metrô também facilita o percurso por lá, já que na região encontram-se linhas como Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho e Faria Lima (Linha Amarela), e Brigadeiro e Consolação (Linha Verde). Sim, é lá que fica a famosa Avenida Paulista, um dos cartões-postais do estado de São Paulo.
Falando nela, você sabe como a Avenida Paulista surgiu?
Foto: Tripadvisor/Reprodução
Segundo a Associação Paulista Viva, a avenida foi inaugurada em 8 de dezembro de 1891, sem nenhuma construção ao seu redor. Até então, só tinham calçadas, duas pistas e árvores, como magnólias e plátanos.
Difícil imaginar a Avenida Paulista de hoje em dia dessa forma, não é mesmo?
A intenção por trás da criação da avenida era transformar o local em um eixo sofisticado: por conta dos preços altos dos terrenos, era a burguesia que acabava comprando as terras por ali.
Fazendeiros e negociantes foram os donos das primeiras construções no lugar, que abrigavam não só eles, mas também os novos ricos e a nobreza cafeeira. As casas que foram construídas no local demonstravam muito bem isso através de sua arquitetura, voltada para o florentino, neoclássico, mourisco, classicismo francês, academicismo e até a art-noveau.
A verticalização do que conhecemos hoje como a avenida lotada de prédios começou no ano de 1952. Em 1956, ocorreu a construção do Conjunto Nacional. Os bancos, restaurantes e cinemas também começam a se instalar pela região.
Foto: Harper’s bazaar/Reprodução
Nos anos 60, a construção de destaque foi o MASP (Museu de Arte de São Paulo), e a região iniciou então um processo de modernização que ainda segue fluído – sempre há uma novidade por lá!
Vizinha da região da Paulista, temos a região dos Jardins!
Foto: VEJA SP/Reprodução
Confira um pouco da história do lugar:
O que a região da Paulista e Jardins têm a ver uma com a outra? Tudo!
Além da proximidade, a região foi se desenvolvendo após a chegada dos casarões da Paulista, no ano de 1891.
Segundo levantamento da revista VEJA, o Jardim América foi o primeiro bairro da América do Sul a ter o conceito de cidade-jardim emplacado, no ano de 1913. O projeto foi encabeçado pelo arquiteto inglês Barry Parker, e a ideia era seguir um sentido contrário ao dos centros urbanos que tinham seu crescimento confuso e desordenado.
Assim como a região da Paulista, a área tinha foco na elite paulistana, contava com vários terrenos grandes e loteamentos planejados, bem como diversas praças, espaços dedicados ao lazer e prática de esportes.
Após a criação do Jardim América e seu sucesso entre a nobreza, se sucederam as construções do Jardim Europa, Jardim Paulista e Jardim Paulistano.
O planejamento urbano seguiu o mesmo nessas regiões justamente para atrair as famílias de classe média alta.
Até hoje, os bairros são conhecidos como alguns dos mais nobres da capital paulista, além de serem uma das áreas verdes mais bem avaliadas de São Paulo, justamente por preservar esse conceito.
Nestes bairros, existem museus, clubes, grandes hospitais e avenidas-chave para locomoção na capital.
Além dos atrativos voltados para o lazer e cultura, a região da Paulista e Jardins também é considerada um grande polo comercial. Por essa razão, lá estão localizados grandes centros de eventos, convenções e exposições.
Arte: Mavinho Acoroni e Jean Rosa/Reprodução
O Centro de Convenções Frei Caneca une a facilidade de se localizar dentro do Shopping Frei Caneca a uma mega estrutura para a realização dos mais diversos tipos de eventos. No shopping há uma praça de alimentação e um heliponto. No espaço para eventos é possível realizar feiras, congressos e até mesmo desfiles. Ele possui 3.800 lugares sentados, 1.350 vagas de estacionamento e 10.500m² na área de exposição.
Arte: Mavinho Acoroni e Jean Rosa/Reprodução
Também é pela região que fica o tão conhecido e icônico Museu de Arte de São Paulo (MASP). Ele possui tanto exposições, quanto é um lugar que recebe diversos eventos, com áreas multiuso, como o Hall de Eventos e o MASP Restaurante. Há também por lá um pequeno auditório com capacidade para 80 pessoas e o MASP Auditório acessível para 344 pessoas, ambos com poltronas fixas.
Arte: Mavinho Acoroni e Jean Rosa/Reprodução
Em Pinheiros, localiza-se o Centro de Convenções Rebouças, outra ótima opção na região da Paulista e Jardins para realizar um evento corporativo. Com uma mega estrutura, o lugar existe há décadas e continua acolhendo eventos de todos os tipos, já que possui oito ambientes.
A região da Paulista e Jardins é extremamente plural! Lazer, diversão e eventos corporativos andam lado a lado. Se você ainda não conhece, o que está esperando para visitar? A cidade de São Paulo te recebe de braços abertos!
Aqui no Visite São Paulo nós sempre temos dicas incríveis do que fazer, independente da região. Cultura e passeios você encontra por aqui.
Nos siga no Instagram (@visite_sp) para ficar por dentro!
Leia também:
Restaurantes Africanos: 3 lugares para saborear a culinária típica!
Arquitetura em São Paulo: lugares imperdíveis para conhecer!