Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
.vc_custom_1542895585002{padding-top: 40px !important;padding-right: 40px !important;padding-bottom: 40px !important;padding-left: 40px !important;}

Ciência e tecnologia: 7 passeios diferentes para fazer em São Paulo

Compartilhe em suas redes sociais:

Uma das maiores vantagens de morar em São Paulo ou visitar a cidade é ter uma infinidade de passeios diferentes para fazer. Tem para todos os gostos: para quem pratica esportes, fãs do universo geek, apaixonados por gastronomia, por história, música… E é claro que os amantes de ciência e tecnologia não poderiam ficar de fora.

 

Com tanto conteúdo on-line disponível, é possível aprender (e MUITO!) sobre esses assuntos apenas com os vídeos do YouTube. Mas nada como sair um pouco da internet e curtir a vida lá fora, não é mesmo?

 

Por isso, selecionamos 7 lugares para crianças e adultos mergulharem nesse universo, aprenderem, conhecerem e se divertirem ao mesmo tempo!

 

1. MetaBar – Jardim São Paulo – São Paulo

 

Pessoa utilizando o óculos VR no MetaBar.

Foto: MetaBar/Divulgação

 

Ainda não entendeu direito o que é o Metaverso? Está aí a sua oportunidade de tornar esse conceito um pouco menos abstrato no MetaBar. Localizado na zona norte da cidade, ele tem a proposta de não ser nem 100% digital, nem 100% físico, oferecendo aos clientes experiências imersivas com óculos de realidade virtual e ensinando mais sobre o mundo das NFTs e das criptomoedas. Tudo isso, é claro, unido a bons drinques, petiscos e música.

 

Que tal se aproximar do futuro e viver uma realidade totalmente conectada?

 

Instagram: @metabaroficial
Endereço: Avenida Luiz Dumont Villares, 699 – Jardim São Paulo – SP

 

2. Museu das Ilusões – Pinheiros – São Paulo

 

Foto instagramável do Museu das Ilusões, em São Paulo, com duas pessoas brincando em um dos ambientes.

Foto: Museu das Ilusões/Divulgação

 

Um passeio interativo para amantes de ciência e tecnologia de todas as idades: o Museu das Ilusões, localizado no Shopping Eldorado, é inédito na América Latina e foi inspirado nos principais museus de ciências e de ilusão de ótica do mundo. Ele entretém de forma lúdica e divertida, trazendo conhecimentos sobre ilusões visuais, mensagens subliminares e a relação entre tempo, espaço e consciência.

 

Os espaços instagramáveis são um sucesso e prometem fotos incríveis para postar nas mídias sociais.

 

Durante o mês de julho funcionam todos os dias. Ah, os ingressos são limitados! A compra antecipada é recomendada.

 

Site: www.museudasilusoes.com.br
Instagram: @museudasilusoes
Endereço: Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros, São Paulo – SP

 

3. Parque CienTec – Água Funda – São Paulo

 

Pessoa inserindo a cabeça em um caleidoscópio, uma das atividades encontradas no CienTec.

Foto: Parque CienTec/Divulgação

 

Um verdadeiro museu a céu aberto! O Parque CienTec está localizado em frente ao Zoológico de São Paulo, que integra o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), a maior área de preservação de Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo.

 

O local é um prato cheio para quem aprecia a natureza e conta com diversas atrações fixas: o Meliponário – uma coleção de colmeias com abelhas-sem-ferrão -, Espaço Geofísica, Alameda do Sistema Solar, Jardim da Física e até Estação Metereológica.

 

As visitas são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sábado (e alguns domingos), das 9h às 17h, com entrada até às 16h.

 

Site: www.parquecientec.usp.br
Instagram: @parquecientec
Endereço: Avenida Miguel Stéfano, 4200 – Água Funda – São Paulo – SP

 

4. Sabina Escola Parque – Vila Eldizia – Santo André

 

Pinguins do Sabina Escola Parque

Foto: Folha de São Paulo/Reprodução

 

Um lugar com mais 24 mil m² dedicados a estimular a curiosidade das crianças apaixonadas por ciência e tecnologia: o Sabina une dinossauros, pinguins, planetário, oficinas criativas e experiências científicas. Lá, os pequenos podem vivenciar, experimentar e testar descobertas que marcaram a trajetória humana, como a gravidade, a eletricidade e a viagem espacial. É um dia inteiro de muito conhecimento e diversão!

 

Durante as férias, funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

 

Site: www.sabina.santoandre.sp.gov.br
Endereço: Rua Juquiá, s/n – Vila Eldizia, Santo André – SP

 

5. Museu das Invenções – Perdizes – São Paulo

 

Vitrola em parede do Museu das Invenções.

Foto: Museu das Invenções/Divulgação

 

Pente para carecas, piano dobrável, churrasqueira descartável: você imagina que alguém já inventou esses itens? Pois é, essas e muitas outras criações são as atrações do Museu das Invenções, localizado em Perdizes, zona oeste da cidade. O local abriga nada menos que 300 invenções e tem como uma das propostas mostrar para seu público o quanto a ciência e tecnologia podem ser divertidas.

 

O museu funciona de segunda a sexta-feira das 10h às 17h. Quem sabe você não sai de lá com alguma ideia para tirar do papel?

 

Site: www.museudasinvencoes.com.br
Instagram: @museudasinvencoes
Endereço: Rua Dr. Homem de Melo, 1109 – Perdizes – São Paulo – SP

 

6. Catavento Cultural – Parque Dom Pedro II – São Paulo

 

Fachada do Catavento Cultural, umas das atrações de ciência e tecnologia em São Paulo.

Foto: Catavento Cultural/Divulgação

 

Um museu curioso e interativo que promete agradar a criançada que gosta de ciência e tecnologia. O seu espaço é dividido em quatro grandes seções:

 

– Universo: lá é possível tocar em um meteorito de 6 mil anos, observar o céu e identificar suas constelações, e até explorar uma caverna!

 

– Vida: com muitas atrações diferentes, um dos pontos altos desse espaço é a atividade “Viagem pelo Fundo do Mar”. Interativa, ela convida os visitantes a fazerem parte da tripulação de um submarino de pesquisa, passeando pelos oceanos do planeta.

 

– Engenho: essa seção é inteirinha dedicada à física. Lá, é possível conhecer mais sobre calor, eletromagnetismo, fluídos, luz e óptica, mecânica e som.

 

– Sociedade: aqui tem de tudo um pouco! Debates focados na questão das drogas, temas ligados à preservação da terra, e até um estúdio de TV que permite ao visitante participar da gravação de um programa exibido em tempo real.

 

Site: www.cataventocultural.org.br
Instagram: @museucatavento
Endereço: Av. Mercúrio, s/n – Parque Dom Pedro II – São Paulo – SP

 

7. Espaço de Tecnologia e Arte – SESC

 

Espaço de Tecnologia e Arte do SESC-SP, um dos espaços de ciência e tecnologia na capital.

Foto: SESC-SP/Divulgação

 

A maioria das unidades do Sesc na Grande São Paulo possuem os chamados Espaços de Tecnologias e Artes, que têm como objetivo estimular a criatividade e a inventividade no campo das artes através de tecnologias.

 

Lá, educadores especializados e artistas propõem cursos e oficinas de artes híbridas em áreas como fabricação digital, hackerismo, cultura digital, audiovisual, fotografia, design, inclusão e letramento digital, editoração, animação, moda, marcenaria, games, inovação urbana… Ufa! É bastante arte para aprender.

 

As atividades do espaço permitem o contato do público com impressoras 3D, ambientes de realidade virtual e robótica, e são ótimas formas de adquirir mais conhecimento! Não deixe de conferir a programação e as unidades com esse espaço disponível no site do Sesc.

 

Site: www.sescsp.org.br/categorias-atividades/tecnologias-e-artes
Endereço: Encontre um SESC

 

Visite a nossa página do Instagram e comente qual foi o seu lugar escolhido para mergulhar no universo da ciência e tecnologia! Além disso, confira mais textos e outras atrações em nosso site.