Taking too long? Close loading screen.
Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
BLOG

Relacionamento

19 janeiro 2022

Nenhum comentário

Início Blog

Atividades Online no Aniversário de São Paulo

Atividades Online no Aniversário de São Paulo

Compartilhe em suas redes sociais:

Programação gratuita oferece música, teatro, literatura e oficinas diversas

No dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo celebra seu 467º aniversário. A capital paulista, que exerce grande influência cultural, é homenageada com uma programação on-line e gratuita nos museus Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, Oficina Cultural Maestro Juan Serrano e Fábricas de Cultura, equipamentos da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo que são gerenciados pela Poiesis.

 

Casa das Rosas

Uma das principais características da obra do escritor paulistano Haroldo de Campos é seu caráter cosmopolita. Na atividade “De perdizes às galáxias – O cosmopolitismo de Haroldo de Campos”, Júlio Mendonça – coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas – comenta, valendo-se de trechos de entrevistas do poeta, esse cosmopolitismo conjugado ao fato de Haroldo ter residido toda sua vida no mesmo bairro da cidade de São Paulo.

O evento acontecerá no dia 25 de janeiro, segunda-feira, das 19h às 21h, pela plataforma Zoom. Os interessados devem realizar a inscrição neste link, até o dia 25/1 de janeiro.

 

Casa Guilherme de Almeida

A presença africana na música brasileira se manifesta de diversas formas. Se, em 1966, Baden Powell “carioquizava” o candomblé com os afro-sambas que compôs com Vinícius de Moraes, meio século depois vivemos um momento inédito com a chegada de músicos de diferentes países africanos à metrópole paulistana.

No filme “Afro-Sampas” observamos o que pode acontecer quando músicos dos dois lados do Atlântico são colocados em contato na cidade onde vivem. Yannick Delass (República Democrática do Congo), Edoh Fiho (Togo), Lenna Bahule (Moçambique) e os brasileiros Ari Colares, Chico Saraiva e Meno del Picchia aceitaram o convite para um primeiro encontro no qual experimentam sonoridades, memórias e criatividades. O encontro será dia 23 de janeiro, sábado, às 15h. As inscrições estão disponíveis até o dia 22 de janeiro neste link.

 

Casa Mário de Andrade

Com enfoque em sustentabilidade e meio-ambiente, a aula-show “Água do meu Tietê, onde me queres levar?” apresentará ao público composições de Victor Kinjo baseadas no mesmo rio que outrora inspirou Mário de Andrade a escrever seu último poema, A Meditação sobre o Tietê (1945). Esta atividade acontecerá no sábado, 23 de janeiro, das 16h30 às 18h30 pelo Google Meet. Para participar, bata se inscrever neste link até o dia do evento.

 

Saiba mais em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/aniversario-de-sao-paulo-e-celebrado-com-atividades-on-line-nos-espacos-culturais/

 

 

Fonte: saopaulo.sp.gov.br