JavaScript está desativado. Algumas funcionalidades podem não funcionar corretamente.

Detalhes do Associado
Imagem adicionada pelo usuário

Estância Turística de Piraju

Nas terras da atual Estância de Piraju viviam pequenas tribos indígenas Cayowás, em pontos próximos ao rio Paranapanema e outros riachos. Provavelmente, foram destes nativos que originou a primeira designação conhecida do local, “Tijuco Preto”, que pela linguagem tupi-guarani significa “caminho de entrada”.

A partir de 1800, aos poucos, o local passou a se tornar ponto de ligação entre as províncias de São Paulo e Paraná e parada de viajantes. Em razão da fertilidade da terra e abundância de água, alguns colonos foram se estabelecendo, até que, em 1860, as famílias Arruda, Faustino e Graciano doaram parte de suas propriedades para a criação do Patrimônio de São Sebastião.

Em 1871, foi instituída a Freguesia "São Sebastião do Tijuco Preto", pertencendo ao município de São João Batista do Rio Verde, hoje Itaporanga. Elevada à categoria de Vila, tornou-se município em 25 de abril de 1880, pela Lei Provincial 111, mas somente em 1891 recebeu sua denominação definitiva, "Piraju", derivada de "pira-yu" (peixe amarelo, em tupi-guarani).

Em 2002, transformou-se em Estância Turística, título atualmente restrito a um grupo de 29 municípios paulistas e que garante verbas estaduais adicionais para investimento turístico.

Em razão da destacada produção de café, durante a primeira metade do século passado, Piraju experimentou significativo progresso. Hoje, é conhecido internacionalmente pela produção de café de qualidade.

Vários investimentos públicos e privados estão sendo realizados, com a intenção de encontrar no turismo um modelo econômico gerador de renda e emprego.

INFORMAÇÕES

Segmento: Associações/Entidades/Órgãos Governamentais

Praça Ataliba Leonel,173 - Centro

Piraju /SP

18800-000

Telefone: 55 (14) 3305-9000

Fax: 55 (14) 3305-9000

gabinete@estanciadepiraju.sp.gov.br
www.estanciadepiraju.sp.gov.br

Siga nas redes sociais:

Acessibilidade no Local:

Acessibilidade não informada

Acessibilidade no Site:

Acessibilidade não informada