Cristália
Tudo começou em 1969, quando um grupo de médicos fundou a Clínica de Repouso de Itapira, mais conhecida como Clínica Cristália, no interior de São Paulo. Para suprir as necessidades da clínica com medicamentos, decidiu-se criar um laboratório. Logo em seguida, como a capacidade produtiva era superior às necessidades internas, o excedente começou a ser comercializado.
Pautado pela inovação, o Cristália, desde cedo, trilhou o caminho da pesquisa. Em 1976, ao produzir o haloperidol - um poderoso antipsicótico - tirou das mãos de uma multinacional o monopólio do produto. Com isso, reduziu seu preço e passou a vendê-lo para a Central de Medicamentos do Ministério da Saúde, fazendo com que chegasse a milhares de brasileiros.
A vocação para a Psiquiatria ficou evidente entre os fundadores. Em dezembro de 2001, 25% dos medicamentos produzidos pelo Cristália eram dedicados a essa especialidade.
O maior produtor de anestésicos da América Latina
Depois de lançar medicamentos de uso psiquiátrico, o Cristália voltou suas atenções para a Anestesia. E não foi uma escolha aleatória. Como a empresa havia focado o segmento hospitalar, decidiu concentrar esforços em produtos essencialmente hospitalares: anestésicos e adjuvantes. Hoje, está presente em 95% dos hospitais brasileiros.
Atualmente, o Cristália é o maior produtor de anestesia da América Latina. A empresa produz os quatro anestésicos inalatórios mais consumidos no mundo, assim como os três principais anestésicos de bloqueio. É também o maior fabricante de dois dos relaxantes musculares mais utilizados e de todos os narcoanalgésicos disponíveis, como morfina e meperidina.
Outro produto especialmente importante para a anestesiologia brasileira é o Dantrolen, o único agente que combate a principal preocupação do anestesiologista: a hipertermia maligna. Primeiro, o Cristália importou e hoje o fabrica.
Pesquisa, desenvolvimento e inovação
Com investimentos em desenvolvimento de profissionais, aquisição de equipamentos e construção de novas unidades de pesquisa e produção, o Cristália é hoje um Complexo Farmoquímico, Farmacêutico e de Biotecnologia focado em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
Um dos grandes momentos da história do Cristália ocorreu em 2013. Foi inaugurada a primeira Planta Industrial de Biotecnologia localizada no Complexo Industrial de Itapira (SP), um marco no setor para pesquisa e desenvolvimento de medicamentos biológicos. Na mesma ocasião, a empresa inaugurou também a Planta de Citostáticos e a ampliação das instalações da Farmoquímica.
A Planta Industrial de Biotecnologia permitirá a produção, pela primeira vez no País, do hormônio do crescimento humano (somatropina); do anticorpo monoclonal trastuzumabe, para o tratamento do câncer de mama; e da proteína de fusão etanercept, para o combate à artrite reumatoide e psoríase.
Em 03 de novembro de 2014, o Laboratório Cristália conquistou o CBPF (Certificado de Boas Práticas de Fabricação) para Insumos Farmacêuticos Ativos Biológicos, concedido à Planta de Biotecnologia Anaeróbicos, instalada também no Complexo Industrial de Itapira (SP). Nessa planta, é produzido o IFA Colagenase animal-free, desenvolvido verticalmente pelo Laboratório com pesquisa científica 100% brasileira.
A força de trabalho do Cristália conta com cerca de 5.200 colaboradores, considerando os funcionários do Laboratório mais empresas coligadas.
INFORMAÇÕES
Segmento: Empresas Amigas da Cidade
Av. José de Souza Campos, 1358, Cambuí
Campinas /SP
13090-615
Telefone: 55 (19) 3795-1100
cida.matos@cristalia.com.br
www.cristalia.com.br
Acessibilidade no Local:
Acessibilidade não informada
Acessibilidade no Site:
Acessibilidade não informada