Prefeitura da Estância Turística de Itu
Itu é um dos 70 municípios paulistas considerados Estâncias Turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual.
A cidade recebeu, ao longo de sua história, diversos títulos em decorrência de seus aspectos históricos culturais:
Berço da República, por ter sediado a reunião que ficou conhecida como "Convenção de Itu", em 18 de abril de 1873, dando início ao movimento político que derrubaria a Monarquia e haveria a Proclamação da República. Roma Brasileira, devido à forte influência da ordem Jesuítica, a partir do fim do século XIX. Além da construção do Colégio São Luís, que trouxe para a cidade o conhecimento físico, químico, astronômico e cultural de Roma. Itu possui diversas igrejas históricas de valor artístico e religioso com potencial de atrair visitantes, principalmente que tenha devoção Cristã Católica. Cidade Cinema no Vale do Sol, Itu foi cenário de várias produções do cinema nacional, nas décadas de 60 e 70 do século XX, servindo de cenário para cerca de 45 filmes. Com uma luz solar excelente para filmagens, além de uma exuberante paisagem local, com antigos casarões, riquezas naturais e fazendas históricas, estes fatores motivaram a vinda de importantes produtores. Itu, Boca do Sertão, Itu é uma das mais antigas cidades do Estado de São Paulo. No século XVII durante decênios, Itu foi o ponto mais profundo do povoamento de todo o Brasil. Cidade dos Exageros, Itu conquistou a fama na década de 70 do século XX, graças a Francisco Flaviano de Almeida, o famoso Simplício, artista ituano que participava do programa televisivo Praça da Alegria, na extinta TV Tupi. Seu personagem era Ozório que, juntamente com sua esposa Ofélia, contava vantagens exageradas sobre a sua terra natal, dizendo que tudo na cidade de Itu era grande. Na praça principal, é possível tirar foto na frente do orelhão e do semáforo gigantes.
A Estância Turística de Itu participa de um projeto de desenvolvimento turístico integrado dos municípios que compõem o Roteiro dos Bandeirantes.
Trilha do Saber (gratuito, terça-feira, com Guia de Turismo e sob agendamento): Praça Dom Pedro Primeiro, Casa Imperial, Cruzeiro de São Francisco, Espaço Fábrica São Luiz, Praça Padre Anchieta e Igreja do Bom Jesus, Museu da Energia, Passeio Público Marcos Steiner Neto, Praça Padre Miguel, Espaço Ituano de Turismo e Cultura, Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, Museu Republicano Convenção de Itu, Praça da Independência, Igreja, Convento e Seminário Nossa Senhora do Carmo.
INFORMAÇÕES
Segmento: Associações/Entidades/Órgãos Governamentais
Av. Itu 400 anos, 111 – Itu Novo Centro
Itu /SP
13303-500
Telefone: 55 (11) 4886-9600
turismo@itu.sp.gov.br
www.itu.sp.gov.br
Acessibilidade no Local:
Acessibilidade não informada
Acessibilidade no Site:
Acessibilidade não informada