PUBLICADO EM: 23/06/2020

Artigo: Sobreviver antes de retomar

Por Toni Sando, Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau

Avançando para o terceiro mês de quarentena no Brasil devido à pandemia da COVID-19, a ansiedade em terras nacionais frente a destinos no mundo que começam a retomar as suas atividades é grande. Entretanto, para voltar, é preciso primeiro sobreviver.

O principal desafio enfrentado no País, além da preservação da saúde da população, é em relação à geração renda e manutenção do emprego. Os empresários e empreendedores se encontram no limite para honrar a folha de pagamento, compromissos e dívidas.

Da parte dos trabalhadores, não é mais real a oportunidade gerada por demissões que garantiam, em outros tempos, rescisões, multas, acesso a seguro desemprego e FGTS, para, assim, abrir o próprio negócio; seja porque os empresários não possuem caixa para a demissão, preferindo optar por soluções como suspensão de contrato entre outras medidas; seja porque não há mercado consumidor para novas empresas no comércio e serviços.

Mesmo sendo o emprego uma das frentes mais defendidas pelo poder público e pela iniciativa privada, as medidas tomadas em março já envelheceram e estão desatualizadas. Muitos negócios não vão sobreviver apenas com três meses de acordos, uma vez que a crise perdurará por mais tempo que o imaginado. É preciso a prorrogação do acordo trabalhista, de linhas de crédito de fácil acesso e revisão no pagamento dos tributos.

Mas não se engane: a quarentena e isolamento social são importantes, sim. São ações que protegem a si, a família, amigos e pessoas próximas. São as melhores orientações para o enfrentamento da crise, assim como as medidas complementares. Além de salvar mais vidas, evitam a superlotação em hospitais com limitados números de leitos de UTI. A pandemia exige que a ciência mobilize todo conhecimento em busca de solução e que a liberação dos setores econômicos retome de forma responsável.

Clique aqui para ler artigo completo no site da revista Hotel News.

Toni Sando

PRESIDENTE EXECUTIVO DO SÃO PAULO CONVENTION & VISITORS BUREAU

Ver Todos >>

*Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando tem em seu currículo graduação em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), cursou pós-graduação em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e tem MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Seu histórico profissional inclui destacadas atuações nas áreas de operações, marketing, produtos e negócios no mercado financeiro (bancos Noroeste, Nacional e Unibanco). Durante sete anos dedicou-se à área de marketing da Accor Hotels na América do Sul.