PUBLICADO EM: 05/11/2020

Primeira edição do Expo Forum Visit SP é realizada com sucesso

Evento do São Paulo Convention & Visitors Bureau contou com apoio da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, conteúdo e promoção de experiências. Fotos: Kleber Marques e Gregory Grigoragi.

Nesta quarta-feira, 4 de novembro, o Sheraton WTC SP recebeu a primeira edição do Expo Forum Visit SP, evento híbrido teve como objetivo a divulgação do turismo do Estado de São Paulo para público B2B e B2C. Presencialmente, os convidados tiveram acesso a três plenárias de conteúdo, e com uma feira de negócios com estandes de regiões turísticas do Estado de São Paulo; já virtualmente, os participantes tiveram acesso à transmissão ao vivo das apresentações e a uma feira virtual, focada em promoção de pacotes e experiências. Promovido pelo São Paulo Connvention & Visitors Bureau (SPCVB), o evento contou com apoio da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Abertura e conteúdo
A programação teve início às 9h, com abertura que contou com presença do Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz; Presidente da Abear, Eduardo Sanovicz; e do Presidente Executivo do SPCVB, Toni Sando; e participação virtual do Governador João Doria e do Presidente do Conselho de Administração Raul Sulzbacher.

O conteúdo foi dividido em três palcos: Grandes Temas, Inspiracional e MKT Place. No primeiro, foram debatidos oportunidades no setor, economia e a política do turismo, com painéis que contaram com a participação de Secretários de Estado, Deputados Federais, Deputados Estaduais, representantes da aviação e grandes nomes do mercado, como Helena Trajano, Rachel Maia, Sonia Hess, Mauricio de Souza e Domenico Di Masi.

O palco Inspiracional deu luz a tendências, tecnologia, gestão, empreendedorismo e cases, como a parceria ABIH-SP e Airbnb, Turismo de Luxo e diversidade. Por fim, em MKT Place, o comediante Wesley Crespo comandou a cobertura da feira e divulgação dos pacotes e ofertas dos parceiros do evento, além de contar com uma programação de palestras sobre as regiões turísticas do Estado.

Reconhecimento
Ainda no palco Grandes Temas, foram homenageados pelo comitê organizador do evento: Caio de Carvalho, Sebastião Misiara, Marcos Arbaitman, Agostinho Turbian, Delegada Fernanda Herbella e a VMO Turismo, empresa responsável pelas Centrais de Informações Turísticas na capital.

Novidades
O SPCVB aproveitou a oportunidade para realizar o pré-lançamento do Pamesp, Painel de Monitoramento de Eventos de São Paulo, com calendário de feiras, congressos, simpósios e festivais do primeiro semestre de 2021. Foram mais de 150 cadastros para a capital e mais de 180 para o interior.

O Aplicativo Visit SP, disponível para Android e iOS, também recebeu destaque, idealizado para ser o guia dos visitantes do estado, com mais de 100 roteiros originais e 2.000 locais cadastrados. Conteúdo pode ser acessado em visitsp.tur.br.

Feira física
Junto às plenárias, foi organizada uma feira física com estandes de 10 regiões turísticas do Estado de São Paulo, entre elas: Vale do Ribeira, Capital, Mantiqueira, Região Turística da Fé, Litoral Norte, Costa da Mata Atlântica, Circuito das Frutas, Circuito de Águas Paulista, Serra do Itaqueri e São Roque.

Feira virtual e “super vitrine”
O público de casa pôde acessar o conteúdo e a feira pelo link expoforum.visitesaopaulo.com, que estará disponível até o dia 10 de novembro. Todas as regiões turísticas tiveram a oportunidade de apresentar seus atributos na plenária MKT Place, voltado ao público final, enquanto o comediante Wesley Crespo divulgava os pacotes e experiências dos parceiros participantes: CVC, Decolar, Gestour, Viva Enjoy e Braztoa. Foram mais de 250 ofertas, pacotes, experiências e atrativos.

Novo momento do turismo
De acordo com Toni Sando, Presidente Executivo do SPCVB, o evento foi idealizado para cumprir seu papel em novos tempos. “Vivemos um momento de pandemia, protocolos e de economia sensível. Ainda assim, além de oportunidades, há uma urgência na reativação da economia, para gerar emprego às pessoas e fluxo de caixa às empresas. Já é mais do que sabido que, no setor de turismo, eventos e viagens, os passeios de curta distância e lazer serão os primeiros a proporcionar uma retomada mais sustentável. Por isso, o Expo Forum Visit SP nasceu como uma vitrine que incentiva o paulista a conhecer o próprio Estado, assim como o brasileiro a conhecer o Brasil, além de debater temas essenciais do setor”, detalhou.

“O evento, ao propor debates sobre a forma de reconstruir todas as atividades da cadeia produtiva do turismo, reunindo profissionais e as contribuições mais diversas, acaba sendo um marco na nossa história, pois mostra que a unidade de todo setor, com articulação com o poder público e gerando espaço para todos se manifestarem e trocarem experiências, é vital para acelerar a retomada”, comentou Eduardo Sanovicz, Presidente da Abear, que completou: “Estão de parabéns SPCVB e Secretaria de Turismo pela aula de articulação público-privada que estão dando a todos”.


Para o Secretário de Turismo Vinicius Lummertz, o evento é um marco na retomada das atividades no Estado. “Mostramos, com a segurança e os cuidados necessários, toda a variedade das atrações de São Paulo, além de injetar ânimo no setor que, felizmente, começa a voltar com boas perspectivas comerciais. O aumento do protagonismo do mercado interno traz oportunidades para todas as cidades turísticas do Estado. Temos que buscar novas alternativas comerciais e de produto para atender a esse cliente que certamente está ansioso para voltar a viajar”.

O Expo Forum Visit SP contou com 31 parceiros, entre empresas e entidades. Para saber mais, acesse expoforum.visitesaopaulo.com.

Veja fotos do evento: