Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:

POSTS RECENTES

junho 21

Conheça o Petar e o Tambaú

CONTINUE LENDO
junho 18

Teatro Bradesco anuncia show gratuito de Alceu Valença

CONTINUE LENDO
junho 18

Formula 1 GP São Paulo abre venda de ingressos

CONTINUE LENDO
Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
BLOG

visitesp

04 junho 2021

Nenhum comentário

Início Blog

Museu do Futebol Programação Cultural e Educativa

Museu do Futebol Programação Cultural e Educativa

Compartilhe em suas redes sociais:

Estamos enfrentando uma pandemia e o momento atual requer maiores cuidados, como o distanciamento social. Clique aqui para ver os protocolos do turismo e aqui para informações do Plano São Paulo.

Foto: Luciano Mattos Bogado / Museu do Futebol

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL E EDUCATIVA
JUNHO DE 2021

 

O Museu do Futebol está aberto para visitação, mediante agendamento prévio e seguindo todos os protocolos de segurança – a visita ao Museu foi avaliada positivamente por seus visitantes, que consideraram a experiência de realizar as visitas muito segura!

Como destaque neste mês temos a abertura da exposição temporária “TEMPO DE REAÇÃO – 100 anos do goleiro Barbosa”, prevista para o dia 19/06, e os eventos de sua programação cultural relacionada.

Confiram a programação completa:

 

Contínuos

REVIVENDO MEMÓRIAS #EMCASA

Terça a sexta, das 10h às 11h e das 15h às 16h

O time do educativo do Museu do Futebol está escalado para uma missão diferente: o grupo ficará disponível para conversar com idosos por telefone ou videochamada, ajudando-os a combater a solidão e o tédio impostos pela pandemia do novo coronavírus. A letalidade da doença é maior entre quem tem mais de 60 anos, o que torna ainda mais restrito o isolamento social deste grupo. A iniciativa faz parte da campanha #culturaemcasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a quem pertence o Museu.

A ação faz parte do projeto Museu Amigo do Idoso, que tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além da parceria do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas e do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento (ambos da Faculdade de Medicina da USP), do Walking Football Brasil e da Arte Despertar.

Grátis
Por telechamada ou telefone
Agendamento: agendamento@museudofutebol.org.br |(11) 99113-0226
(atendimento de segunda a sexta das 9h às 12h).

 

INTERAÇÕES EDUCATIVAS ONLINE

Terças das 15h às 16h; quartas, quintas e sextas, das 10h às 11h e das 15h
às 16h

 

Que tal oferecer uma atividade diferente para seus alunos durante a pandemia? Com as visitas em grupo ainda suspensas, o Museu do Futebol adaptou o formato de atendimento do Educativo e agora oferece interações online. Por meio de agendamento prévio, as turmas poderão interagir com os educadores do Museu e aprender mais sobre as disciplinas que estão estudando a partir de conhecimentos do universo do futebol. Assim, as aulas ganham uma extensão por meio de uma atividade lúdica, apoiando o processo de aprendizado.

 

Grátis
Por telechamada
Cadastramento prévio:
https://museudofutebol.org.br/interacao-educativa-online/

 

8/6 Terça
BORUSSIA DORTMUND EM PAUTA
19h

A história do clube alemão Borussia Dortmund e suas conquistas: doze vezes finalista da Bundelisga e vencedor de oito campeonatos alemães, sete DFB-Pokals, seis DFL-Supercups, uma Liga dos Campeões, uma Taça dos Clubes Vencedores de Taças e uma Copa Intercontinental. Também serão debatidos o clássico do Vale do Ruhr (ou Revierderby) entre Borussia Dortmund e Schalke 04, conhecido como “a mãe de todos os dérbis”, e a estruturação do time feminino do clube.

Participam da live o jornalista e comentarista de futebol alemão, Gerd Wenzel, o escritor e Prof. Dr. Elcio Cornelsen, da UFMG, e a pesquisadora de futebol feminino pela Deutsche Sporthochschule Köln, Ana Kazz. A mediação é de Leandro Iamin, jornalista e fundador da Central 3.

Este evento é realizado com o patrocínio da Evonik Brasil, por meio da Lei
Federal de Incentivo à Cultura, e conta com parceria das lojas Fanáticos FC.

Grátis
Facebook e YouTube do Museu do Futebol

 

13/6 Domingo
ENCONTRO DE COLECIONADORES DE CACHECÓIS DE FUTEBOL
11h

 

Muito tradicionais na Europa, os cachecóis são itens colecionáveis pouco conhecidos do torcedor brasileiro. Em mais uma edição dos tradicionais encontros de colecionadores organizados pelo Museu do Futebol, vamos trazer pela primeira vez a turma que coleciona cachecóis, parte integral da tradição e experiência futebolística na Europa, especialmente na Inglaterra.

 

Grátis
Facebook e YouTube do Museu do Futebol

 

19/6 Sábado
INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA “TEMPO DE REAÇÃO – 100 ANOS
DO GOLEIRO BARBOSA” 11h

Em 2021, completam-se 150 anos da posição de goleiro – o único jogador em campo que pode usar as mãos, a figura solitária, mas que tem uma visão privilegiada do jogo. Para homenagear os goleiros, o Museu do Futebol escolheu um em especial: Moacyr Barbosa, um dos melhores de sua época, mas que foi injustamente responsabilizado pela derrota no Maracanã em 1950. A mostra articula-se ao debate sobre discriminação racial no Brasil, revisitando a história deste grande jogador pelo que ele deveria ser lembrado: a eficiência em campo, a elegância fora dele, e uma carreira vitoriosa que não pode ser apagada pela narrativa racista que se fez de um único jogo.

A exposição conta com patrocínio do SporTV e apoio da EMS Farmacêutica, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como parceiro a Poker Esportes e consultoria de conteúdo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Coletivo Pretaria e Malik Esporte e Cultura.

 

22/6 Terça
MULHERES VARZEANAS: O CAMPO DA QUEBRADA COMO ESPAÇO DE
ACOLHIMENTO E RESISTÊNCIA
17h

 

O futebol de várzea é o principal sinônimo de futebol amador e popular em São Paulo. Iniciada nas várzeas dos rios, a prática acompanhou os grupos populares e se espalhou por toda a cidade. Associativismo, solidariedade e tempo livre caracterizam o futebol de várzea. Na conversa entre Sidineia Chagas, do coletivo “Perifeminas”, e Diana Mendes, do Centro de Referência do Museu do Futebol, esses aspectos vão ser tratados à luz da experiência feminina.

 

Grátis
Live no Instagram do Museu do Futebol

 

26/6 Sábado
UMA EXPOSIÇÃO, MUITAS MÃOS: CONSTRUINDO A CAUSA ANTIRRACISTA NO
MUSEU DO FUTEBOL
11h

 

Abertura oficial da programação cultural relacionada à exposição temporária sobre o goleiro Barbosa. O bate papo fica por conta do goleiro Aranha, do jornalista Thiago Oliveira, apresentador dos programas de esporte da Rede Globo, e dos consultores da exposição, Diogo Silva, medalhista de ouro no PanAmericano do Rio de 2007, no Tae-Kwon Do, e Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol. A mediação é da antropóloga Daniela Alfonsi, curadora da exposição.

A exposição conta com patrocínio do SporTV e apoio da EMS Farmacêutica, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como parceiro a Poker Esportes e consultoria de conteúdo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Coletivo Pretaria e Malik Esporte e Cultura.

 

Grátis
Facebook e YouTube do Museu do Futebol

 

29/6 Terça
SISEM: EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS – DA CURADORIA À PRODUÇÃO TÉCNICA
17h

 

Workshop com troca de experiências técnicas e de processos entre museus que integram o SISEM. O Museu do Futebol, localizado na fachada do estádio do Pacaembu, que não possui acervo físico e reserva técnica, se une a um museu do interior de São Paulo para apresentar um roteiro para elaboração de exposições temporárias a partir de suas características e estruturas. Atividade voltada para colaboradores de museus e demais instituições culturais.

 

Grátis
YouTube do Museu do Futebol
Certificado de participação mediante assinatura na lista de presença

 

PATROCÍNIO E APOIO
A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o programa “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: SporTV/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik Brasil, Pinheiro Neto Advogados e Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão.

SERVIÇO

O funcionamento do Museu do Futebol pode ser alterado em função das medidas de prevenção ao coronavírus estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo. Consulte o site para informações atualizadas:
www.museudofutebol.org.br

 

Museu do Futebol
Estádio do Pacaembu – Praça Charles Miller, s/n, São Paulo
De terça a domingo, das 11h às 18h (entrada até 17h)

 

Ingressos: www.museudofutebol.org.br/ingressos
Acesso exclusivamente mediante compra antecipada de ingresso com horário
marcado – mais informações em www.museudofutebol.org.br.
Ingressos: R$ 20,00 Inteira | R$ 10,00 Meia

 

Crianças até 7 anos não pagam.
Entrada gratuita para todos às terças-feiras (é obrigatória a emissão
antecipada de ingresso pelo site).

Somos Todos Happy Hour

Experiências

Protocolos