PUBLICADO EM: 12/03/2020

Coronavírus e o turismo em São Paulo

Não são raras as notícias, nos últimos dias, de adiamentos e cancelamentos de eventos no mundo – e alguns no Brasil – devido à propagação do Coronavírus; além do registro de cancelamento de viagens e hospedagens.

Este movimento impacta diretamente no setor de eventos, viagens e turismo.

Muito se discute sobre a real gravidade deste novo vírus, sua letalidade e necessidade de cancelamentos. Mas, “achismos” à parte, a responsabilidade vem em primeiro lugar. Estamos acompanhando todas as orientações dos órgãos públicos de saúde e de turismo, sendo um multiplicador das boas práticas junto a seus associados, parceiros, colaboradores e sociedade. Tanto que criamos a página visitesaopaulo.com/coronavirus, reunindo informações do Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura e Governo Federal.

Continuaremos mantendo nossas atividades de captação de novos eventos nacionais e internacionais, que prometem integrar o calendário da capital e cidades do interior para os próximos meses e anos; de atendimento a uma rica agenda para geração de oportunidades de negócios; e na promoção dos destinos frente ao público final.

Na semana passada, foram realizados com sucesso a AnuFood, Expo Revestir e Abrin. Também foi criado, para os associados do São Paulo Convention & Visitors Bureau, um boletim semanal sobre a agenda de eventos atualizada, considerando os eventos que adiaram suas datas de acordo com orientações governamentais.

Em harmonia com o poder público e com a inciativa privada, a Fundação apoia a criação e manutenção de ações que incrementam o turismo em São Paulo, como o Stopover SP, SP Pra Todos, Miniférias, Breakfast Weekend e mais. O Estado de São Paulo vem desenvolvendo, desde o ano passado, um movimento único de promoção e, mesmo frente a esse atual desafio, se prepara para receber visitantes e, em breve, retomar um forte posicionamento de marketing.

Nós, do São Paulo Convention & Visitors Bureau, esperamos que o enfrentamento ao desafio do Corona Vírus seja passageiro e o mais breve possível, nos mantendo firmes com o objetivo de incrementar a economia por meio do turismo.