PUBLICADO EM: 21/01/2019

Artigo: O zeitgeist da mudança

Engana-se quem ousa pensar que estamos vivendo um momento único. A humanidade, por toda sua história, experienciou ciclos. Alguns extensos, outros breves, mas sempre com um eterno retorno, como diria Nietzsche. E, junto, uma persistente necessidade de se reinventar. Passamos, por exemplo, por anos de um forte liberalismo e, agora, presenciamos uma grande onda conservadora. E tal inversão deverá acontecer novamente daqui alguns anos. Oposição vira situação e vice-versa.

Passamos por uma geração viciada em trabalho com os workaholics buscando ampliar suas riquezas; por jovens que viveram a tríade sexo, drogas e rock’n roll à flor da pele; em seguida, por uma que colocou como prioridade colecionar bens e imóveis como forma de segurança financeira; por sua vez, os millennials e a decolagem da tecnologia, impactando em processos pessoais e profissionais de forma profunda; e agora, como se voltasse no tempo, uma juventude ultra saudável que não quer mais ter, apenas compartilhar.

Mudanças são frequentes. E sai à frente aqueles que entendem o zeitgeist, o espírito do seu tempo, e buscam o caminho no qual sua geração tenha papel fundamental junto às demais. Multiplicar é melhor do que somar.

2019 é o ano para tais mudanças. Para os agentes do setor de turismo, eventos e viagens, cabe exatamente a leitura deste zeitgeist, aproveitando o olhar otimista que o mercado construiu para o próximo ano, tendo oportunidade de desenvolver o protagonismo da iniciativa privada. O poder público, agora renovado, tem a chance de fazer diferente, entender as demandas e agir para tornar o setor mais competitivo, justo e próspero de oportunidades, com diálogo e conhecimento de causa.

Debater. Organizar. Reinventar. Até o próximo ciclo.

Toni Sando

PRESIDENTE EXECUTIVO DO SÃO PAULO CONVENTION & VISITORS BUREAU

Ver Todos >>

*Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando tem em seu currículo graduação em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), cursou pós-graduação em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e tem MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Seu histórico profissional inclui destacadas atuações nas áreas de operações, marketing, produtos e negócios no mercado financeiro (bancos Noroeste, Nacional e Unibanco). Durante sete anos dedicou-se à área de marketing da Accor Hotels na América do Sul.