Sala de Imprensa Press Releases

Buscar  
23/1/2017

São Paulo Convention & Visitors Bureau lança Relatório de Atividades 2016

Publicação conta com indicadores e resultados das cinco áreas da entidade

O São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) acaba de lançar o Relatório Anual 2016, com o resumo de todas as atividades realizadas pela entidade durante o último ano. Mesmo instituída como entidade estadual privada, sem fins lucrativos, é orientada por meio de metas quantitativas e qualitativas, que norteiam os objetivos estabelecidos para o período e são alinhadas às tendências e necessidades do mercado.

Com os resultados obtidos em cada área, Eventos Nacional e Internacional, Relacionamento, Pesquisa e Comunicação e Administrativo-Financeiro, além de Institucional, o material reúne o processo de captação de eventos nacionais e internacionais para São Paulo. De acordo com levantamento do SPCVB, com os eventos captados realizados em 2016 somados aos captados confirmados até 2020, é estimada a movimentação econômica na cidade acima de R$151 milhões somente com os visitantes.

“2016 não foi nada fácil para o mercado, para economia e para o mundo, mas com criatividade, determinação e apoio dos associados mantenedores, parceiros e dos Conselhos de Administração, Consultivo e Curador da entidade, cumprimos nossos objetivos”, comenta Toni Sando, Presidente Executivo do SPCVB.

A publicação se encontra disponível gratuitamente para download ou leitura online, e conta também com informações de todos os associados da entidade e tabela com os eventos captados, promovidos e apoiados.

Clique aqui para para leitura online ou AQUI para download.

Confira abaixo alguns destaques de cada área.

Relacionamento


Área responsável em ser o elo entre os associados, investiu energia e tempo em 2016 na aproximação e suporte às empresas, por meio de contato e visitas, além de incremento da base de associados, visando ampliar o leque de fornecedores aos eventos captados e apoiados. Com o BenefícioSP, programa de descontos do SPCVB, ofereceu o dobro de ofertas do que em 2015, com 202 cadastros.

Os eventos de relacionamento entre associados, com foco em networking, conteúdo e entretenimento, ganharam destaque com os petit comitês, Café de Relacionamento, Hoje é Dia de Samba e o Musical Gilberto Gil. Promovendo o destino, realizou rodadas de negócios e fam tours com agentes de viagens.

A equipe marcou presença nas principais feiras do trade turístico, como ABAV, Aviesp, Avirrp, Conotel, EBS, Salão São Paulo de Turismo e WTM. Na Academia Visite São Paulo, núcleo de cursos e palestras, capacitou 393 profissionais em 15 módulos (frente aos 8 realizados em 2015).

Como destaque final, o SPCVB foi case no Desafio Universitário realizado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, onde estudantes de Turismo do Brasil foram convocados para solucionar obstáculos do setor e da entidade.

Pesquisa e Comunicação


A área tem como responsabilidade a produção de material tanto promocional, que divulgue a cidade, cidades associadas e empresas associadas, quanto que auxiliem no trabalho dos demais departamentos. Em comunicação promocional, se destacam o Guia de Bares e Restaurantes, boletins culturais e a disponibilização de agendas em veículos parceiros, assim como a participação institucional junto a eventos como Restaurante Week, Brasil Game Show e aos filmes “Amor em Sampa” e “De Onde Eu Te Vejo”.

Em comunicação institucional, a criação de conteúdo, publicações e um novo dossiê de candidatura foram alguns dos mais importantes trabalhos realizados pela área. Em imprensa, além de ampliar a presença em veículos do trade e de interesse geral, produziu 163 releases, artigos e notas, 20% a mais que em 2015.

Em indicadores, lançou o MonitoraSP (www.visitesaopaulo.com/monitorasp), espaço no site que reúne informações atualizadas de São Paulo, como dados, números, premiações e mais. Em Pesquisa, manteve o trabalho de mapeamento de eventos associativos internacionais rotativos para o banco de dados da ICCA; e de congressos, feiras, simpósios, cursos e demais encontros, para o calendário de eventos SPCVB. Com uma amostra 3% maior que 2015, as informações coletadas possibilitam uma análise do setor de eventos em São Paulo. O levantamento se encontra completo no Relatório Anual 2016.

Por fim, a área foi responsável por alimentar as mídias sociais institucionais, com notícias da entidade, e promocionais, com conteúdo voltado para visitantes e paulistanos. Em 2016 foram 17.147 novos fãs/seguidores em todas redes, um crescimento 200% maior se comparado com o crescimento de 2015.

Eventos Nacional


Área que atua na captação de eventos nacionais, realizou networking entre cidades associadas e mercado associativo e/ou corporativo, além da “Mesa Redonda SaúdeSP”, para aproximação com dirigentes de entidades, do “Road Show Visite São Paulo”, voltado para segmentos diversos, e diversas visitas em hotéis.

Foram 272 eventos captados, promovidos e apoiados, com a produção de 34 dossiês de candidatura, 13% a mais que em 2015; Como destaque, teve a captação da 23ª conferência nacional da advocacia brasileira, com 25 mil participantes esperados para 2017. Terminou o ano com 371 eventos em prospecção, 28% a mais que o período anterior. Durante o ano, foram geradas 2.479 oportunidades de negócios aos associados, número 12% maior do que em 2015.

Eventos Internacional


Área responsável pela captação de eventos internacionais, contou com o indicador “Local Champions”, que visou a aproximação com hospitais. Com sucesso, conquistou para São Paulo o Symposium of the International Society of Dermatopathology para 2018.

Já em “Follow Up 360º”, a equipe retomou com afinco contatos anteriores. O evento inicialmente candidato para ser realizado em 2018 em São Paulo, o International Conference on Computing in Civil and Building Engineering, foi captado para 2020.

Em “Hot leaders” realizou visitas de inspeção com contatos-chave; “Discover São Paulo”, levou agentes de viagens para conhecer São Paulo (a ação resultou em mídia espontânea na imprensa internacional); e “Sales Calls” promoveu a cidade a clientes americanos. A área ainda participou de feiras internacionais, como IMEX Frankfurt, Fiexpo, IBTM Latin America e World Education Congress – MPI (Meeting Professionals International).

Foram 61 eventos captados, promovidos e apoiados. A área terminou o ano com 92 eventos em prospecção, 61% a mais que em 2015. Com 31 dossiês de candidatura produzidos, 47% a mais que o ano anterior, enviou 1.056 oportunidades de negócios aos associados, superando a meta em 32%.

Administrativo Financeiro


A área é realiza a gestão dos processos da entidade, implantando, em 2016, o sistema Sales Forces e a padronização dos termos de associados. Também é responsável pela gestão dos recursos, oriundos do Room Tax, contribuição facultativa paga por diário pelos hóspedes nos hotéis associados, mensalidade dos mantenedores e patrocínios.

Realiza a aprovação de contas junto à Curadoria das Fundações e a gestão de pessoas do SPCVB. Em 2016, manteve a aplicação do Predictive Index, sistema de gestão executiva feito pela Arquitetura Humana, que mensura o comportamento dos profissionais da organização, relacionado ao trabalho e suas necessidades motivadoras, com o objetivo de analisar o seu desenvolvimento.

Institucional


O SPCVB também é uma entidade de forte poder de representação do setor, em nível estadual e municipal, com seus Conselhos Curador, de Administração e Consultivo, com líderes e executivos de diversas empresas e entidades. Por isso, mantem contínuo diálogo com o poder público e privado, além de compartilhar conhecimento por meio de palestras e publicações. Faz parte da UNEDESTINOS, União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos, com a vice-presidência de Informação e Conteúdo.

Expediente:

Comunicação | São Paulo Convention & Visitors Bureau

imprensa@visitesaopaulo.com

Busca Agenda

+ busca avançada Buscar   
  Relatório 2016
  ROOFTOP 5 - CENTRO DE CONVENÇÕES
  Arquitetura Humana
  ÍNDICE DE PREÇOS - TRIVAGO

Vídeos

7388755

Podcast com todos os eventos acontecendo semanalmente

  SPCVB 33 anos

Twitter