PUBLICADO EM: 29/08/2018

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018

A Braztoa, desde 2005, incorpora o conceito de sustentabilidade em suas atividades, para demonstrar, com ações práticas, os benefícios de incorporar a sustentabilidade a gestão de seus associados e empresas parceiras. Até seu Estatuto Social foi modificado, inserindo mais um objetivo: “Auxiliar seus associados a promover boas práticas no turismo tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais”

Dai em diante, muitas iniciativas surgiram: viagens de benchmarking, fórum de sustentabilidade, a realização de um Encontro Comercial Braztoa Tecnológico (sem papel), compensação de CO2 gerado pela realização de eventos e criação do Programa Braztoa de Sustentabilidade, dentro do qual foram desenvolvidas inúmeras ações, incluindo requisitos de sustentabilidade para operadoras de turismo.

Em 2016, influenciada por transformações no mundo e no mercado, reavaliou seu papel como terceiro setor e sua visão de ser uma associação reconhecida pela competência e inovação no setor turístico – concluindo que, mais do que ter um programa específico, deveria ter a sustentabilidade no seu DNA. A sustentabilidade do negócio precisa continuar sendo a mola propulsora, observando as vertentes econômica, sociocultural e ambiental nas ações que a entidade executa. Buscar o NEGÓCIO SUSTENTÁVEL: aquele que, ao gerar benefícios para a sociedade, reduzir o impacto ambiental e produzir lucros, constrói capital social e atinge relevância suficiente para garantir sua própria sustentabilidade.

A BRAZTOA considera que seus associados são parte uma rede ampla e diversa que agrega as inúmeras partes do negócio do turismo. Dentro desta perspectiva abrangente,e buscando identificar e promover iniciativas e negócios sustentáveis, criamos o PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE.

Lançado em 2012, o Prêmio conta com mais de 200 iniciativas inscritas e 61 iniciativas premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil, escolhidas por um júri especializado formado pelas principais instituições relacionadas ao turismo sustentável, como OMT, ONU Meio Ambiente e Ministério do Turismo. Recenemente, agregamos todas as inciativas em uma plataforma eletrônica, o www.iniciativassustentaveis.turismo.gov.br

Estão abertas as inscrições para a edição 2017/2018 – venha escrever a história do turismo sustentável no Brasil conosco!