Associados & Eventos Notícias

Buscar  
21/11/2017

Guia 100 Lugares para conhecer em Guarulhos

993.jpg EXPEDIENTE
Realização
H Turismo

Autor:
Danilo Duarte Ramalho

Textos descritivos
Gil Campos MTB 78822/SP

Produção
Diego Dionísio TÁ DITO; Marina Lorezentto de Noce; Mel Cipolla

Fotografia
Leonil Alves da Silva Junior; Marina Lorezentto de Noce; Maurício Pinheiro; Marina Pinto; Diogo Dionísio

Diagramação, design e Layout
Agência From Brazil - Alexandre Callegares

Apoio técnico
Roberto Viegas

Tiragem
10.000 exemplares

Impressão e acabamento
EGB Editora Gráfica Bernardi Ltda

Data de impressão
Novembro 2017

Edição do autor
Prefixo 921306
164 pg. :il, 11,5 X 15,5 cm
ISBN 978-85-921306-1-9


O Guia 100 Lugares para conhecer em Guarulhos é um trabalho autoral do professor e turismólogo Danilo Duarte Ramalho, diretor executivo do Guarulhos Convention e Visitors Bureau (GRU Convention).

O objetivo do GUIA é fazer com que o guarulhense conheça mais a sua cidade e desta forma passe a valorizá-la. O Guia tem 164 páginas e é divido nas seguintes categorias: Arquitetura, Artistas e Coletivos de Arte, Compras, Espaços Culturais, Esporte e Recreação, Eventos, Experiências, Gastronomia e Áreas Verdes.

O Guia é fruto de uma pesquisa de 10 anos e vivência no turismo em Guarulhos através da atuação do autor em entidades de apoio ao Turismo como o: GRU Convention, o COMTUR Conselho Municipal de Turismo de Guarulhos e a AAPAH (Associação dos Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico). Para esta última entidade foi publicado em 2014 um texto sobre a campanha mundial “100 Happy Day’s”. O conteúdo deste texto que ressalva os objetivos deste guia está na introdução e pode ser visto na íntegra aqui:

Patrimônio, história e turismo são disciplinas que se complementam. As convergências destas áreas feitas de forma responsável tornam qualquer lugar do mundo uma experiência de vida inesquecível. A viagem mais marcante que você já fez ou ainda irá fazer é aquela em que lavamos a alma no descanso, no prazer, na sensibilidade e no conhecimento. Tudo acontecendo ao mesmo tempo.

Cidades históricas, patrimônios naturais, locais de memória são espaços que se tornaram importantes somente quando um “outro” o reconheceu. São locais que passaram a ser visitados e ganharam encantamento através de um olhar sensível de quem por ali enxergou significado. Muitas vezes para população residente nada mais é do que um cenário da sua rotina. Muitas vezes, simplesmente, corremos pela nossa cidade por vários patrimônios e nem sequer notamos a importância dele. Falta o olhar de alguém para dizer: isto é importante!

Em 2014 escrevi um texto para a AAPAH (Associação dos Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico), uma entidade filantrópica que trabalha em prol da cultura, identidade e história de Guarulhos. Busquei reconhecer em lugares, pessoas e memórias aquilo que passa despercebido na rotina do dia a dia na cidade, um exercício que só se faz multidisciplinarmente.

Quantas vezes não ouvimos falar: o guarulhense não valoriza sua cidade, o guarulhense não prestigia sua cidade. Será verdade?
A seguir, no ritmo da campanha mundial viral #100happydays porque não provocar nosso munícipe a visitar e conhecer a própria cidade? 100 “happy days” em Guarulhos! 100 lugares, 100 experiências. Queremos através deste guia instigar o exercício do olhar.

Há muito o que se explorar nesta cidade centenária (mais antiga que as cidades históricas de Minas), nesta cidade megalópole (maior que a Economia e população de alguns Estados) e nesta cidade verde (quase 30% do território de Guarulhos é coberto por umas das florestas de maior biodiversidade do planeta). Cada item uma experiência, cada lugar uma história. Não cabe descrever todos, mas aqui estamos aguçando o leitor, já conhece todos?

A lista original tem 289 coisas para se fazer, mas vamos à regra da brincadeira. Conheça, visite, experimente nossa cidade. Guarulhos tem muito a oferecer.

DISTRIBUIÇÃO
O Guia será vendido a R$ 35,00 (trinta e cinco reais). Estará disponível nas principais bancas e livrarias de Guarulhos. Para quem desejar um original também poderá solicitar através da FANPAGE

OFICIAL: fb.com/GRU100Lugares
Além disso grande parte será distribuído aos patrocinadores, aos hotéis, agências de viagem, restaurantes, salas VIP no Aeroporto, alunos e famílias do Colégio Carbonell, membros da Associação Comercial, GRU Convention e AAPAH.

1.000 unidades serão doadas ao Departamento de Turismo – Prefeitura Municipal de Guarulhos para fins de promoção da cidade.

Nos dias 23 a 26 de novembro, logo em seguida ao lançamento haverá um estande do Guia com exemplares para a venda no evento:

“BATALHA DOS COZINHEIROS” (Chef Neguinha Vs Chef Nelio), quinta à domingo na Rua General Osório, 88 Centro de Guarulhos. (Ao lado do Hotel Mercure na Praça IV Centenário) Informações sobre este evento na fanpage: https://www.facebook.com/batalhaguarulhos/

Dúvidas, contatos e informações:

Danilo Ramalho
whatsapp (11) 99709-7785
contatohturismo@gmail.com

Expediente:

Comunicação | São Paulo Convention & Visitors Bureau

noticias@visitesaopaulo.com

Busca Agenda

+ busca avançada Buscar   
  Relatório 2016
  ÍNDICE DE PREÇOS - TRIVAGO
Personal Guides

Vídeos

7388755

Podcast com todos os eventos acontecendo semanalmente

  SPCVB 33 anos

Twitter