Associados & Eventos Notícias

Buscar  
2/5/2017

ENCHEFS chega a São Paulo

Encontro de Chefs, profissionais, estudantes e apreciadores da gastronomia acontecerá no Centro de Convenções Rebouças nos dias 5 e 6 de Setembro

774.jpg A gastronomia que desenvolve o turismo é o tema escolhido para a primeira edição do ENCHEFS em São Paulo. Desde sua criação, em 2013, o evento tem por objetivo promover o profissionalismo, a cultura e o turismo por meio de atividades da área gastronômica. A missão do ENCHEFS SP é desenvolver atividades que envolvam a sustentabilidade econômica, social e ambiental, a valorização regional dos insumos e dos profissionais e o incentivo a profissionalização acadêmica e, principalmente, escolher o representante paulista para o Prêmio Nacional Dólmã.

“A chegada desse evento a São Paulo representa o encontro de pessoas que acreditam que a gastronomia e o turismo são ingredientes que fazem parte do dia a dia do povo brasileiro e podem gerar não só prazer e encantamento, mas muitos empregos”, explica Marcelo Lohmann, coordenador estadual do ENCHEFS SP, ao lado de Osvaldo Barbosa, da RV+, empresa que se especializou em grandes eventos da área médica e que, agora, amplia sua atuação criando um braço para atuar na área gastronômica.

Visando um mercado sempre atrativo para novos empreendedores e profissionais, o ENCHEFS SP, que acontecerá nos dias 5 e 6 setembro de 2017, no Centro de Convenções Rebouças, terá uma feira multisetorial em um espaço de 1350 m2, com novidades para o setor de gastronomia e alimentação, como por exemplo vestimentas e acessórios para estudantes e profissionais de cozinha; produtos e insumos voltados para a culinária local e nacional; editoras de livros especializados no setor em alimentação e saúde; utensílios e equipamentos; bebidas (destilados e fermentados); faculdades e cursos voltados à área de gastronomia e afins e uma área dedicada à comida típica local. O evento reunirá empresas do setor de gastronomia, entidades ligadas ao setor e também ao turismo e espera atrair cerca de seis mil visitantes nos dois dias de sua realização.

A programação incluirá aulas show e palestras com especialistas, professores e profissionais do setor e já tem confirmadas as participações do vencedor do Prêmio Dólmã 2016 edição nacional, o paulista João Paulo Papandré; Martha Tatini (professora mestre em Educação Alimentar e Ambiental e Pesquisadora em Orgânicos); Cristina Mota (chef, primeira mulher vencedora do reality Hell’s Kitchen); Lucas Constantini (confeiteiro, vencedor do 4o episódio da 3a temporada do reality Que Seja Doce); Riccelli Adriel (especialista em cervejas e professor do SENAC SP); Altair Schneider (professor de mestrado da Universidade Metodista); Eurípedes Bittencurt (professor de mestrado da Universidade Metodista) e Jr. Kanarek (enólogo).

PRÊMIO NACIONAL DÓLMÃ PARA PROFISSIONAIS
O ENCHEFS SP tem uma característica especial que será escolher o chef de cozinha que representará o Estado de São Paulo no Prêmio Nacional Dólmã 2017, reconhecida premiação da gastronomia brasileira, criado em 2013, com edições realizadas em distintos estados brasileiros como Acre; Alagoas; Amapá; Amazonas; Bahia; Ceará; Espírito Santo; Goiás; Maranhão; Paraná; Pernambuco; Piauí; Santa Catarina; Rio de Janeiro; Sergipe e Tocantins.

A versão paulista, destinada à profissionais com no mínimo cinco anos de experiência ou formados em gastronomia, contará com uma comissão julgadora que escolherá os seis selecionados que participarão da competição que ocorrerá no evento.

Além da edição estadual do Prêmio Dólmã, o ENCHEFS SP terá um concurso dedicado aos estudantes de gastronomia.

Segundo Marcelo Lohmann, coordenador da edição que agora chega a São Paulo, “a realização do ENCHEFS na cidade justifica-se pela valorização dos insumos, pois sabemos que São Paulo oferece, se não todos, mas a grande maioria dos itens usados na mesa dos brasileiros e, por que não dizer, na culinária de todo o mundo, o que trará uma grande variedade de receitas e sabores para o evento. Teremos, inclusive, um núcleo de gastronomia vegana, que reunirá expositores do ramo e terá curadoria de Marta Tatini”.

Osvaldo Barbosa, presidente da RV+, responsável pela organizadora do evento detalha que “o ENCHEFS SP tem o objetivo de promover a cultura e o turismo por meio da gastronomia paulista e também incentivar a profissionalização, tema que certamente atrairá um grande número de estudantes, empresários do setor e aqueles que trabalham nas inúmeras atividades que compõem o segmento gastronômico. Com mais de 20 anos de especialização na área da saúde, com mais de 500 eventos realizados em todo o país, entre congressos, simpósios, workshops e lançamentos de produtos, a RV+ abre, agora, um novo segmento de atuação que é o da gastronomia”.

A primeira edição do ENCHEFS SP contará com o suporte do comitê nacional do Prêmio para auxiliar no contato com profissionais, potenciais patrocinadores para o evento e órgãos governamentais. “Estamos confiantes que teremos um resultado tão positivo quanto o que já alcançamos nos eventos médicos e já temos a intenção de torná-lo um evento anual, complementa Barbosa”.

“A participação nos dois dias do evento é aberta não só aos profissionais e estudantes de gastronomia, mas também àqueles que apreciam a culinária ou que têm o hobby de cozinhar”, informa Lohmann.

MERCADO DE TRABALHO
Os dados do setor surpreendem. O mercado que oferece alimentação fora do lar já é um dos mais fortes da economia brasileira e, mesmo com a crise que atingiu em cheio os estabelecimentos, ainda exerce forte atratividade para empreendedores. De acordo com o Sebrae, três em cada 10 brasileiros que perdem o emprego não voltam ao mercado de trabalho formal e utilizam suas indenizações e o fundo de garantia para investir no seu próprio negócio e o setor de alimentos e bebidas é um dos que mais atrai novos investidores.

Estima-se que cerca de 50 dos melhores restaurantes da América Latina estejam no Brasil e seis deles em São Paulo. O Mercado Municipal da cidade é a quarta atração mais procurada pelos turistas estrangeiros e brasileiros e já se tornou um ícone gastronômico da cidade.

Ainda, dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) indicam que mesmo o setor de franquias tendo registrado desempenho linear, o segmento de alimentação cresceu 14% em 2016.

Outra entidade, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) informa que a Grande São Paulo oferece 20 mil restaurantes de 52 tipos diferentes de cozinha e 30 mil bares. Desse universo, a capital paulista dispõe de 500 churrascarias, 350 hamburguerias e 600 restaurantes japoneses, que produzem 400 mil sushis por dia, além de 7.500 pizzarias e 80 restaurantes vegetarianos. Ainda segundo a ABRASEL, o setor de bares, restaurantes e similares é o que mais gera empregos, com 780 mil trabalhadores, com alta rotatividade. Cerca de 60% desses profissionais são oriundo da região Norte e Nordeste do Brasil. Segundo a entidade, o faturamento do setor em 2016 ainda não foi concluído, mas em 2015 o alcançou R$ 30 bilhões.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Para se tornar chef de cozinha ou cozinheiro não é mandatório ter curso superior, mas é imprescindível o domínio de práticas culinárias muitas vezes iniciadas em casa e aperfeiçoadas ao longo da vida, com muita prática, longas jornadas e inovação. Mesmo sem a obrigatoriedade do diploma, existem no Brasil mais de 130 universidades autorizadas pelo Ministério da Educação a oferecer o curso de Gastronomia, tanto para o grau de bacharel como para o de tecnólogo.

A maioria dessas instituições são privadas e os ensinamentos vão além da prática de cozinhar. Parte do currículo é dedicada a conhecimentos sobre administração do negócio, orientações para quem quer montar um restaurante e, até, a criação de cardápios específicos para cada segmento, como hotéis, SPAs, hospitais, instituições penitenciárias, escolas, empresas e lanchonetes.

Expediente:

Comunicação | São Paulo Convention & Visitors Bureau

noticias@visitesaopaulo.com

Busca Agenda

+ busca avançada Buscar   
  Relatório 2016
  ROOFTOP 5 - CENTRO DE CONVENÇÕES
  Arquitetura Humana
  ÍNDICE DE PREÇOS - TRIVAGO

Vídeos

7388755

Podcast com todos os eventos acontecendo semanalmente

  SPCVB 33 anos

Twitter