Associados & Eventos Notícias

Buscar  
17/4/2017

Quero internacionalizar a minha empresa. O que devo fazer?

760.jpg Foi-se o tempo em que as barreiras territoriais, culturais e diferenças de idioma eram problemas para um intercâmbio de produtos e serviços entre dois ou mais países. Hoje em dia, com a internet, está muito mais fácil trocar informações e experiências com pessoas e corporações de qualquer lugar do mundo. A internacionalização de empresas tornou-se uma realidade para empreendedores e abriu portas antes inimagináveis para o crescimento sustentado.

Entende-se por internacionalização a integração econômica com outros mercados, que pode acontecer de várias maneiras, por exemplo, controle acionário, parcerias técnicas e comerciais ou importação e exportação de insumos ou produtos. Quando feita de forma planejada e estruturada, pode ser uma grande aliada para minimizar custos, atrair investimentos e expandir as operações. Nunca é demais lembrar – as grandes empresas mundiais têm algo em comum: fazem conexões internacionais que envolvem diferentes aspectos. E quem se tornou grande um dia nasceu pequeno.

Internacionalizar a empresa é uma decisão madura e que exige estudo, planejamento e dedicação para executar todas as etapas. Pensando nisso, apresentamos um pequeno guia para auxiliá-lo nesse processo. Veja abaixo.

1. Arrume a própria casa
Para dar um salto de qualidade e mirar os mercados internacionais é importante estar com todos os processos internos funcionando muito bem. O produto ou serviço deve estar maduro para o mercado e a equipe de profissionais habilitada e preparada para lidar com os novos desafios que estão por vir.

2. Recorra a outros profissionais
Não tenha a pretensão de querer resolver tudo sozinho, isso é impossível e só vai atrasar o processo. Peça auxílio para consultorias, associações, câmaras de comércio, agências de tradução e outras entidades e pessoas que podem ajudá-lo nessa fase de estudos para a internacionalização da empresa. É um investimento fundamental no início.

3. Olhe para a concorrência
Mais do que saber se existem concorrentes que podem dificultar o processo de internacionalização, estude-os com profundidade para aprender lições. Conheça os principais produtos, o alcance e volume que possuem naquele mercado, a gestão de marketing, relacionamento com a imprensa, etc.

4. Planejamento e execução
Trace um plano de negócios e deixe claro para todos os envolvidos na gestão da empresa onde você pretende chegar com a internacionalização. Estude o seu segmento de forma profunda e entenda como ele funciona e se comporta em outros países. Faça listas com os benefícios versus as dificuldades e estabeleça prazos reais para agir.

5. Visitas
Conheça bem de perto o mercado que pretende ingressar. Visite feiras relacionadas ao segmento de negócios, converse com expositores, compartilhe com frequência informações com os residentes locais e faça uma imersão cultural para entender as tradições e como o povo pensa e se comporta. Absorva essas informações e incorpore-as ao seu plano de ação.

6. Tradução
O idioma é uma das grandes barreiras para as empresas que desejam se internacionalizar. Deve-se ter o domínio completo do idioma local, e para isso é muito importante contar com uma agência de tradução de confiança. A qualidade da tradução de materiais como websites, manuais técnicos, embalagens, materiais de marketing, documentação para importação/exportação e contratos deve ser tratada como prioridade.

7. Logística
Avalie com cautela o procedimento logístico. O envio ou recebimento de mercadorias é parte importante nos custos e nos resultados da internacionalização. Estude o modal de transporte mais adequado, os prazos, os trâmites legais e todo o resto envolvido. Erros na logística podem resultar no fracasso do plano.
A internacionalização pede envolvimento, dedicação e planejamento por parte dos gestores da empresa, mas também não é um bicho de sete cabeças. Hoje em dia é bem possível romper fronteiras e levar o nome da companhia a outros mercados. Desejar é o primeiro passo nessa jornada.
http://visitesaopaulo.com.br/associados-detalhe.asp?id=0016100000PlHwkAAF

Fonte: Gama Traduções e Interpretações
http://www.gamati.com/br/blog/

Expediente:

Comunicação | São Paulo Convention & Visitors Bureau

noticias@visitesaopaulo.com

Busca Agenda

+ busca avançada Buscar   
  Relatório 2016
  Arquitetura Humana
  ÍNDICE DE PREÇOS - TRIVAGO

Vídeos

7388755

Podcast com todos os eventos acontecendo semanalmente

  SPCVB 33 anos

Twitter