Fórmula 1 Grande Prêmio Heineken do Brasil

Foto: Beto Issa/GP Brasil de Formula 1

O Mundial de Fórmula 1 – 2018 promete ser bem mais equilibrado do que o do ano passado. Além do protagonismo da Mercedes e Ferrari – que deverão andar mais próximas – a Red Bull mostrou que tem condições de entrar direto na disputa, tornando a luta pelo título bem mais emocionante. Não bastasse isso, a McLaren, agora com motor Renault, começa a voltar aos bons tempos. Para isso, além de um novo motor, continuará com Fernando Alonso, um dos grandes pilotos da história da Fórmula 1. Quem for a Interlagos nos dias 9, 10 e 11 de novembro, verá os carros com o halo protetor que deu uma nova cara aos monopostos. A corrida mudou de horário e começará às 15h10 e não mais às 14h.

Para a corrida deste ano, a 47ª edição do GP Brasil de Fórmula 1, o autódromo de Interlagos novamente terá detalhes novos para garantir a segurança dos carros e permitir duelos nos pontos de ultrapassagem. Proteções de pneus e mais zebras estão previstas e outros detalhes serão analisados ao longo da temporada.

O GP Brasil de Fórmula 1 começou a ser disputado em 1972 com uma prova extraoficial para homologar o circuito de Interlagos. A partir do ano seguinte, a corrida começou a contar pontos para o campeonato. Desde 2004, a prova de Interlagos passou para a parte final da temporada. Com isso, o público assistiu às conquistas dos títulos mundiais de Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, entre outros. E não custa lembrar que, para a maioria dos pilotos, Interlagos é um dos traçados mais desafiadores do calendário. Na corrida do ano passado, pela primeira na história da F1, dois tetracampeões se enfrentaram. Lewis Hamilton tinha conquistado o tetra na prova anterior, no México. Quem levou a melhor foi o tetracampeão mundial Sebastian Vettel.

Foto: Beto Issa/GP Brasil de Formula 1

A rivalidade continua. Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, dois tetracampeões mundiais, o ídolo Max Verstappen (um dos favoritos do público brasileiro) e a nova McLaren com Fernando Alonso são ingredientes imperdíveis que estarão no circuito paulistano este ano. Ao todo serão 20 pilotos no grid e emoções asseguradas.

Como todos os anos, haverá treinos livres na sexta (09 de novembro), treinos livres e classificação no sábado (10 de novembro) e a corrida, no domingo (11 de novembro), em 71 voltas. Os horários foram ajustados para este ano de acordo com a programação abaixo:

SEXTA-FEIRA – 9 de novembro 11:00 – 12:30 Treino livre F1 (1ª sessão) 15:00 – 16:30 Treino livre F1 (2ª sessão)

SÁBADO – 10 de novembro 12:00 – 13:00 Treino livre F1 (3ª sessão) 15:00 – 16:00 Sessão de Classificação F1

DOMINGO – 11 de novembro 15:10 F1 GRANDE PRÊMIO HEINEKEN DO BRASIL 2018, 71 voltas

Observações:

1.Toda a programação está sujeita a modificações sem aviso prévio;

2. Abertura dos portões às 8:00. Fechamento dos portões às 15:00.

Foto: Beto Issa/GP Brasil de Formula 1

Programação

SEXTA-FEIRA – 9 de novembro
11:00 – 12:30 Treino livre (1ª sessão) F1
15:00 – 16:30 Treino livre (2ª sessão) F1

SÁBADO – 10 de novembro
12:00 – 13:00 Treino livre (3ª sessão) F1
15:00 – 16:00 Sessão de Classificação F1

DOMINGO – 11 de novembro
15:10 F1 GRANDE PRÊMIO HEINEKEN DO BRASIL 2018, 71 voltas

Observações:

1. Toda a programação está sujeita a modificações sem aviso prévio;
2. Abertura dos portões às 7:00. Fechamento dos portões às 15:00.

Foto: Beto Issa / GP Brasil de Formula 1

Informações para o público

Veja abaixo informações para público que vai assistir ao Formula 1 Grande Prêmio Heineken do Brasil 2018 no autódromo de Interlagos, nos dias 9, 10 e 11 de novembro:

No autódromo

• As condições meteorológicas costumam variar muito em Interlagos. Portanto, recomenda-se vestir roupas leves e sapatos confortáveis, levar um agasalho e, se possível, capa de chuva compacta. Por questões de segurança, não será permitida a entrada no autódromo portando guarda-chuva.

• Fazer uso de protetor solar (atenção só pequenas embalagens – até 120 ml – serão permitidas), mesmo quando a área for coberta. Se a área for descoberta, sugerimos também o uso de boné.

Alimentos e bebidas

• Por questões de segurança não será permitido o acesso ao autódromo de pessoas portando caixas de isopor ou objetos semelhantes, latas ou garrafas.

• Para a compra de bebida alcóolica é necessária a apresentação de documento com foto, comprovando a idade. Se for dirigir, não ingira bebidas alcoólicas.

Na entrada

• ATENÇÃO: o horário da largada para a corrida no domingo será às 15h10 e os treinos livres serão, respectivamente, às 11h e às 15h na sexta e às 12h no sábado. A sessão de classificação será no sábado às 15h.

• Os portões do autódromo abrirão para o público às 8h. Nos três dias do evento, o público poderá entrar até às 15h. Não será permitida a entrada após esse horário.

• A idade mínima permitida para acesso ao autódromo nos dias do GP Brasil é cinco anos. Crianças de cinco a 12 anos só poderão entrar no autódromo acompanhadas dos pais ou responsáveis e portando ingresso próprio. Será necessário apresentar documentos.

• Caso seja beneficiário de meia-entrada, tenha seus documentos à mão, pois haverá fiscalização rigorosa no momento da entrada e a apresentação da documentação completa e do ingresso nominal não será dispensada em hipótese alguma.

Foto: Beto Issa / GP Brasil de Formula 1

Segurança

• Não será permitido o ingresso de “bandeirões” por questões de segurança e porque podem prejudicar a visibilidade dos espectadores.

• Não será permitido a entrada no autódromo com pau de selfie, jornais e/ou revistas.

Registro de imagem

• Não é permitido nenhum tipo de gravação de som e/ou imagem para uso profissional ou para exibição pública ou para qualquer propósito comercial. Advertimos que a FOA (Formula One Administration Limited) detém os direitos de som e imagem de todas as etapas do Campeonato Mundial de Fórmula 1™. Como espectador, você poderá ser filmado e sua imagem, utilizada na mídia.

Como chegar e sair do autódromo de Interlagos

• É recomendada a ida ao autódromo de transporte público. A SP Trans e CPTM preparam esquemas especiais para os dias do evento. Para mais informações acesse: www.cptm.sp.gov.br e/ou www.sptrans.com.br

• A CET oferece as informações necessárias para quem pretende ir com o próprio veículo (inversões de mãos e locais de estacionamento) no site www.cetsp.com.br

• O ATENDE – Serviço de Atendimento Especial oferecido pela Prefeitura de São Paulo às pessoas com mobilidade altamente reduzida, prepara operação especial de transporte nos dias GP. Para mais informações acesse: www.sptrans.com.br/passageiros_especiais/atende.aspx

Foto: Beto Issa / GP Brasil de Formula 1

Conheça as dicas de segurança da Polícia Militar

• Procure se deslocar para o autódromo com antecedência.

• Planeje seu trajeto e meio de locomoção. Se possível, dê preferência ao transporte público.

• Caso seja abordado por “flanelinhas”, acione imediatamente a Polícia Militar.

• Evite usar bolsas, mochilas, joias e objetos de valor. Procure levar apenas um documento de identificação, cartão de crédito ou débito e dinheiro necessário.

• Evite comprar objetos de vendedores ambulantes.

• Qualquer dúvida ou problema ligue para o telefone de emergência 190 ou procure por um policial militar.

• O posto de Comando da Polícia Militar, Policia Civil e Juizado de menores durante o evento será na Praça Enzo Ferrari, de frente para o portão A; haverá ainda posto policial no Zulu (portão Z).

• A DEATUR – Delegacia de Atendimento ao Turista – terá uma base em Interlagos, ao lado da arquibancada, entrada pelo portão 7. • As ocorrências fora do autódromo serão atendidas pelo 48º DP, na praça Enzo Ferrari.

Sao Paulo 12/11/2017 – GP BRASIL F1 – Cenas do GP Brasil de F1 realizado no autódromo de Interlagos. Na foto cena da largada da prova. Foto Jonne Roriz

Mundial de Fórmula 1 – 2018: 21 corridas

A temporada da Fórmula 1 2018 terá 21 corridas. O GP da Malásia saiu do calendário que, em compensação, voltou a contar com o GP da Alemanha e terá também o GP da França, em Paul Ricard. A França estava fora do campeonato desde 2008. As demais provas acontecem nos mesmos locais do ano passado com modificações nas datas. O GP do Azerbaijão passou a ser a quarta prova do ano. O Brasil permanece como penúltima corrida e, outra vez, poderá consagrar o novo campeão mundial da categoria. As corridas da Europa e o GP Brasil têm novo horário e a largada acontece 1h10m depois do que o horário de costume. O Formula 1 Grande Prêmio Heineken do Brasil 2018, portanto, começará às 15h10.

 

Sao Paulo 12/11/2017 – GP BRASIL F1 – Cenas do GP Brasil de F1 realizado no autódromo de Interlagos. Na foto cena da largada da prova. Foto Jonne Roriz