Comidas de Buteco invadem bares com petiscos por até R$ 25,90

Procurando programas imperdíveis em São Paulo? No blog do Visite São Paulo você encontra o que fazer na cidade, com ideias para passeios, melhores programas culturais, teatros, museus, shows, exposições, diversão para hoje, amanhã e final de semana, para crianças e adultos, pagos ou gratuitos e muito mais. Afinal, São Paulo é Tudo de Bom!

Durante um mês – a partir de hoje até  14 de maio, os frequentadores de bares terão mais um motivo para ir a estes lugares: o festival Comida Di Buteco.  São mais de 500 estabelecimentos cadastrados que irão criar petiscos e porções especialmente para o evento e irão concorrer ao prêmio de melhor buteco do Brasil. Em São Paulo, são 59 bares participantes.

Mix do Murruga - Bar do Murruga Três sabores de carne: cupim e carne seca puxados em manteiga de garrafa e linguica fina. Acompanha farofa com granola, molho de mostarda, mel e limão. Divulgação

Os bares criaram petiscos exclusivos e passarão pelo crivo do público e de um corpo de jurados.  Cada concorrente será avaliado em 4 categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco  leva 70%  do peso da  nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.  E pelo segundo ano consecutivo, os petiscos terão o preço máximo de R$ 25,90, desafiando os butecos a serem criativos e acessíveis, não perdendo uma de suas características mais importantes: serem democráticos.

Chambão de Vitela Ossobuco cozido na cerveja servido com pirão e pão Bar Calçada da Lapa Divulgação

Em junho, uma comissão de jurados escolhida, especificamente, para essa missão, vai visitar os 20 campeões  de cada cidade para eleger o melhor dos melhores. É como se agora o Comida di Buteco tivesse duas etapas: eleição do melhor da cidade, envolvendo público e jurados. E a eleição do melhor do país, validada por outra comissão de jurados que não participou da primeira etapa. O vencedor leva a cidade e o buteco ao pódium da cozinha de raiz do BRASIL.

Os vencedores de São Paulo em 2016 foram Buteco do Murruga, Chopp do Alemão, Espaço Pau Brasil, Bar do Berinjela e Calçada da Lapa.

Coxinha da Jake Porção de coxinhas de massa de batata com farinha integral: creme de tofu com proteina de soja e frango com requeijão. Bar Zé Gordo Divulgação

O concurso Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a culinária de raiz e os butecos espontâneos/tradicionais.  Com a missão de TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA ele completa, em 2017,  18 edições e se consolida como uma das mais importantes plataformas de fomento, valorização e exposição do buteco e da cozinha brasileira,  importante ícone de qualquer cultura nacional.

Mini Burguer da Valentina Três minis hambúrgueres de calabresa com queijo meia cura, rúcula, no pão de aveia. Acompanha maionese, geléia de pimenta e batata frita. Bar Oscar Grill Divulgação

2017 é ano de CEREAIS como temática dos petiscos

Porque um tema?

O tema criativo, utilizado em algumas edições do concurso, visa estimular a pesquisa da cultura gastronômica por parte dos butecos, a criatividade e a pluralidade no uso de recursos e ingredientes e histórias.

Porque CEREAL?

  • O cereal está na base da cadeia alimentar do brasileiro do norte ao sul do país. Essa categoria de alimentos está nos primórdios da alimentação humana, desde que o homem começou a cultivar seus alimentos.
  • No mundo todo, os cereais respondem como grupo alimentar mais consumido; em 2º lugar os vegetais e em 3º o leite. No Brasil, os cereais também são o número 1 da cadeia alimentar do brasileiro.
  • Apresentam uma grande diversidade, portanto fonte rica para criação de receitas.
  • Os principais cereais não sofrem com a sazonalidade no Brasil e existem várias opções de custo baixo, permitindo receitas criativas sem  incremento no custo do petisco.
  • Além da diversidade dos tipos de cereais, são inúmeras as possibilidades criativas para uso dos mesmos, permitindo assim uma amplitude na criação.

Saiba todos os estabelecimentos participantes no site: http://www.comidadibuteco.com.br/sao-paulo/

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

0 comentário

Comente primeiro:

 

Comente também