São Paulo recebe a 17ª Mostra Internacional de Ciência na TV

Programas de dez diferentes países serão exibidos gratuitamente em diversos espaços na capital paulista. A mostra integra o calendário oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

VerCiência 2011 – www.verciencia.com.br

A partir de hoje até 23 de outubro, São Paulo, sediará a Mostra Internacional de Ciência na TV – VerCiência, que promove a disseminação do conhecimento e cultura científica, a partir da exibição de produções de TV nacionais e internacionais. A Mostra tem o patrocínio da Petrobras e Honda, por meio da Lei do Mecenato, e o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Com curadoria de José Renato Monteiro, Sergio Castanheira Brandão e Maria Isabel Landim, a VerCiência seleciona programas de formatos diversos, entre documentários, docudramas e reportagens, voltados aos públicos adulto e juvenil, que se destacam por apresentar temas da ciência e tecnologia de forma atrativa, ‘leve’, compreensível e informativa. Além da exibição dos programas, palestras e cerimônia de homenagem compõem a mostra. Neste ano a TV pública japonesa NHK será homenageada pela contribuição internacional à disseminação do conhecimento e da cultura científica pela televisão.

Durante o evento, que integra o calendário oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 (semanact.mct.gov.br), 80 programas de dez diferentes países (Brasil, Argentina, Chile, México, Colômbia, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, França e Itália) serão exibidos gratuitamente no Museu Biológico do Instituto Butantan, Estação Ciência da USP, Museu de Ciências da USP, Catavento Cultural Educacional e Biblioteca Mário Schenberg.

A curadora São Paulo da Mostra Isabel Landim (professora do Museu de Zoologia da USP) ressalta as novidades para 2011. Na Estação Ciência da USP os programas serão oferecidos segundo a escolha do público: ou seja, os grupos que visitarem o local poderão escolher os programas que desejam assistir em esquema de revezamento. “O Museu de Zoologia da USP (fechado para reformas em 2011) em parceria com o SESC-Ipiranga oferecerá a oportunidade do público de São Paulo desfrutar da VerCiência  fora do calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na semana do Dia Internacional da Ciência (de 8 a 13 de novembro)”, informa. Além de São Paulo, a Mostra também será exibida simultaneamente no Rio de Janeiro, em Brasília e em instituições de outras cidades, cadastradas no site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Este ano, os programas selecionados foram agrupados em seis grandes temas das ciências: Mudanças Climáticas; Desastres Naturais e Prevenção de RiscosAno Internacional da Química, Mulheres na Ciência, Evolução e Biodiversidade e Aventura da Ciência. Maria Isabel Landim explica que os dois últimos temas são ‘cativos’ e compõe a mostra desde a sua primeira edição. “Os outros têm motivações. Mulheres na Ciência, por exemplo, foi uma homenagem à polaca Marrie Curie (1867 – 1934) uma das grandes cientistas do século, que ganhou Prêmio Nobel de Física em 1903 e de Química em 1911”, conta. Mudanças Climáticas e Desastres Nacionais e Prevenção de Riscos são os temas principais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

 

A Homenagem Especial da VerCiência 2011

A NHK (Japan Broadcasting Corporation), emissora pública de rádio e TV do Japão, que iniciou as transmissões via rádio em 1925, será a homenageada da VerCiência 2011. Para receber o tributo, a NHK enviará a São Paulo seu diretor do Departamento de Programas de Ciência, Toshihiro Matsumoto. O curador internacional da VerCiência, Sergio Brandão, lembra que assim como a BBC (Reino Unido), a NHK tem em seu histórico de produções, o compromisso constante com a qualidade técnica, a inovação e a apresentação de temas instigantes e fundamentais para os telespectadores de todo o mundo.

A NHK aporta no Brasil pela VerCiência com 11 programas, entre eles Fukushima, Mapeando a Radiação (Fukushima Mapping) , um documentário que relata, de forma inédita, os bastidores do desastre nuclear de Fukushima, decorrente do terremoto e tsunami que atingiram a costa japonesa no início do ano”, diz o curador. A primeira exibição do programa fora do Japão será no dia 18, terça-feira, às 17h na ECA-USP após a palestra de Toshihiro Matsumoto (ver abaixo).

Sergio Brandão também chama a atenção para outro título da NHK selecionado para a exibição na mostra, o Segredo dos Números Primos (The Secrets of Prime Numbers). Os números primos (somente divisíveis por 1 e por eles mesmos) frequentemente usados em códigos secretos e de segurança, desafiam os matemáticos há séculos. “É um dos maiores problemas não resolvidos da matemática e a NHK abordou-os, de forma atrativa, encorajando o espectador a pensar sobre eles”, diz.  Esse programa foi o grande vencedor do Premio Japão 2010.

Toshihiro Matsumoto é o palestrante convidado da VerCiência 2011. No dia 18 de outubro, às 15h, no auditório B da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA), o diretor conta a experiência da emissora japonesa na realização de programas de Ciência. A palestra é aberta ao público e terá tradução simultânea.
Produções internacionais

Das outras emissoras estrangeiras, também são destaques da mostra os documentários Dentro do Corpo Humano: Do Início ao Fim (BBC), apresentado pelo médico e jornalista Michael Mosley, que mostra como a existência é uma luta constante e como o corpo humano realiza pequenos e incontáveis milagres para manter-se vivo; Os Oceanos Estão Morrendo? (BBC), conduzido pelo mais respeitado apresentador de programas de ciência da TV mundial, Sir David Attenborough, que aborda as causas e consequências da destruição dos ecossistemas marinhos; e Quão inteligentes são os Animais? (WBGH), da série NOVA, Ciencia Já.

Produções brasileiras

Sobre o repertório de produções brasileiras, o curador nacional da Mostra, José Renato Monteiro, destaca a edição do Cidades e Soluções (Globonews) sobre Mudanças Climáticas; Aventura Selvagem – Pantanal na Seca (SBT) e o Espaço Aberto Gênios, sobre os ‘Superbebês’ (Globonews). Monteiro ressalta que embora as produções brasileiras careçam de investimentos para se equiparar às de países líderes, têm-se buscado a sua ‘receita’ de trabalho. “O Brasil não mede esforços para compor produtos mais palatáveis. Apresentadores engajados como o André Trigueiro, do Cidades e Soluções, e Paula Saldanha, do Expedições, aproximam o telespectador do tema, convidando-o a descobrir juntos os segredos da ciência”, diz.

Há 17 anos, a Mostra Ver Ciência já levou para diversas cidades brasileiras mais de mil produções de emissoras de TV de todo o mundo e mostrou que é possível promover o consumo de informações científicas como entretenimento cultural de qualidade. Os curadores ressaltam que a Mostra atende à expectativa comum aos produtores de conteúdo científico, “que tem de se reinventar constantemente, buscar novos estilos, formatos e linguagens, para realizar produtos atrativos a um sem número de pessoas”, concluem os curadores.

 

Locais de exibição e Programação

Outubro:

Museu Biológico do Instituto Butantan, Estação Ciência da USP, Museu de Cências da USP, Catavento Cultural Educacional e Biblioteca Mário Schenberg.

Novembro:

SESC-Ipiranga

A programação de cada instituição (com horários, títulos e sinopses dos programas) está disponível na página de cada instituição na seção Mostras/SãoPaulo do site www.verciencia.com.br.  


Serviço

Ver Ciência 2011/17ª Mostra Internacional de Ciência na TV

Curadoria Internacional: Sergio Castanheira Brandão

Curadoria Nacional: José Renato Monteiro

Curadoria São Paulo: Maria Isabel Landim

Quando:  de 19 a 24 de outubro

Entrada: gratuita

Classificação: 14 anos

Mais informações: www.verciencia.com.br

 

Locais:

Catavento Cultural e Educacional

Endereço: Palácio das Indústrias – Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP

Local: Auditório

Estação Ciência da USP

Endereço: R. Guaicurus, 1394 –  Lapa – São Paulo/SP

Local: Auditório

Museu de Ciências da USP

Endereço: Av. Miguel Stéfano, 4200, Prédio 7, Água Funda

Museu Biológico do Instituto Butantan

Endereço: Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã – São Paulo/SP

Local: Auditório

Biblioteca Mário Schenberg

Endereço: Rua Cutão, 611 – Lapa

ECA-USP

Palestra do Diretor do Departamento de Ciência da NHK

Pré-estreia do documentário sobre o acidente de Fukushima

Local: Auditório

SESC-Ipiranga /MZUSP

Local: Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga

 

Foto: Documentário O Segredo dos Números Primos.

0 comentário

Comente primeiro:

 

Comente também