Catavento tem programação especial no Dia das Crianças

Contação de história sobre ciências e oficina de origami fazem parte das atividades

Para as crianças aproveitarem e se divertirem em seu dia, o Catavento Cultural e Educacional – museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – oferece Oficina de Origami e Contação de História sobre ciências no Dia das Crianças (12/10).

Com duas sessões, às 14h e às 15h30, a Contação “Arquimedes e o reino de Siracusa” narra a vida do filósofo e pesquisador grego Arquimedes, que viveu no século 3 a.C. Durante a apresentação, os atores Cleber Galo e Leonardo Lee, mostram as principais descobertas do inventor, como o Parafuso de Arquimedes e o Raio Mortal, por meio de experimentos realizados com o auxílio do público. A contação faz parte do projeto Contando Estórias com a História da Ciência, que tem como objetivo aproximar o público das histórias e personalidades da ciência. A realização do evento fica por conta da Artculando – Arte e Cultura, Educando. A apresentação, que tem duração de 30 minutos, será realizada no auditório e é recomendada para crianças a partir de 7 anos.

Outra atividade programada para a quarta-feira é a Oficina origami, que ensina crianças e adolescentes entre 4 e 15 anos, técnicas simples de origami, dobradura, desenho e pintura. Durante a atividade, realizada das 9h às 16h, os participantes também conhecem um pouco sobre a história da produção sustentável do papel. A oficina tem 30 minutos de duração e será realizada no Claustro do Catavento.

Para participar das duas atividades é necessário retirar senha na bilheteria.

Sobre o Catavento

Fruto de uma parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o Catavento foi inaugurado em março de 2009. O espaço, que apresenta 250 instalações distribuídas em 4 mil metros quadrados,  é dividido em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol, uma caverna que reproduz as formações e sons originais e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Julio Cesar e Gandhi, são apenas algumas das atrações em que os visitantes comprovam que é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo.

O espaço conta também com novas atrações do Museu da Tecnologia de São Paulo, que recentemente teve seu acervo transferido para o Catavento. Entre os principais equipamentos estão a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra, ela pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

SERVIÇO

Catavento Cultural e Educacional

Endereço: Palácio das IndústriasParque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP

Funcionamento do Catavento: terça a domingo, das 9h às 17h. Bilheteria fecha às 16h

Quanto: R$ 6 e meia-entrada para estudantes e idosos

Como chegar: informações no www.cataventocultural.org.br/mapas.asp

Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II

Estacionamento: R$ 5

Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotora

Oficina de Origami

Local: Claustro

Quando: 12 de Outubro (quarta-feira)

Horário: Das 09h00 às 16h00. Intervalo das 12h00 às 13h00. Último horário para retirada da senha, ás 15h30.

Duração: 30 minutos

Capacidade: 30 pessoas

Classificação etária: entre 4 e 15 anos

Contação de história: “Arquimedes e o Reino de Siracusa”

Local: Auditório

Quando: 12 de Outubro (quarta-feira)

Horário: 14h e 15h30

Duração: 30 minutos

Classificação etária: a partir de 7 anos

0 comentário

Comente primeiro:

 

Comente também