Pavilhão das Culturas Brasileiras no Parque do Ibirapuera

museu_cult_bras

Inaugurado em 11 de novembro de 2010, o Pavilhão das Culturas Brasileiras é o novo reduto cultural do Parque do Ibirapuera, desenvolvido para abrigar exclusivamente obras e peças dos povos do Brasil, englobando as mais diversas manifestações artísticas, de arte indígena, design e artesanato a grafite e tatuagem.

Situado no prédio desenvolvido originalmente por Oscar Niemeyer, o novo museu ocupa o lugar do antigo Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira, onde já funcionou  a Companhia de Processamento de Dados do Município (Prodam).

Após a reforma realizada para que o espaço pudesse abrigar o novo museu, o espaço passou a abrigar uma área de exposições que ocupa 6 780 metros quadrados, além de auditório, biblioteca, café e reserva técnica.

A coleção do Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima compõe o acervo do pavilhão. São cerca de 3.600 objetos entre cerâmicas, roupas, gravuras, pinturas e esculturas, 2.200 fotografias, 400 registros sonoros e 9750 livros e documentos.  Além de outros acervos municipais, como o da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, peças da Biblioteca Mário de Andrade, e obras de arte indígena do Museu da Cidade de São Paulo, antes espalhados pela cidade, sem lugar certo.

Além disso, novos artigos serão adquiridos, entre obras de Chico da Silva, GTO, Júlio Martins da Silva, Ulisses, Veio e Zé do Chalé; artefatos dos povos indígenas Assurini, Galibi marworno, Galibi, Juruna, Karajá, Karipuna, Mehinako, Palikur, Suyá,Tiriyó, Trumai, Tukano, Wai wai, Wajãpi, Waurá e Wayana; objetos de artesanato de comunidades de vários estados; e peças de design popular de Alagoas, Bahia, Ceará e Pernambuco.

Pavilhão das Culturas Brasileiras
Local: Parque do Ibirapuera
End.:Rua Pedro Álvares Cabral, s/ nº
Tel.: (11) 5083-0199

http://www.culturasbrasileiras.sp.gov.br

Fonte: SPTuris

0 comentário

Comente primeiro:

 

Comente também