18/01/18 – São Paulo atrai 15,44 milhões de turistas em 2017; eventos são destaque

A cidade São Paulo alcançou a marca de 15,44 milhões de visitantes em 2017, 3,76% a mais do que 2016, sendo destes 12,69 milhões de visitantes domésticos e 2,75 milhões de estrangeiros que escolheram a capital para passar alguns dias e conhecer de perto a metrópole, conforme dados divulgados pelo Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris e o Visite São Paulo (antigo São Paulo CVB).

O crescimento no número de visitantes também foi refletido nas taxas de ocupação da hotelaria da cidade, que registrou uma média de 64,87% e 59,13% aos finais de semana, uma alta de 5,5% e 4,2%, respectivamente, no comparativo com 2016.

Eventos

O número de visitantes em São Paulo, além da estabilidade economica, também foi impulsionado pelos eventos, que no último ano contabilizaram 24,7 milhões de participantes, entre os 1,9 mil captados pela SPTuris e o Visite São Paulo. Conferências de medicina, ciências e tecnologia & comunicação foram os segmentos líderes em quantidade no período.

AVIESP 2018

Os órgãos, porém, ressaltam a necessidade de se ter um Centro de Convenções de grande porte (para mais de 15 mil pessoas), já que com o aumento das captações em 2018 ficou mais complicado para acomodar e agendar datas para todos os eventos, especialmente aqueles que ocorrerão no 2º semestre.

“O mercado está cada vez mais se movimentando no segmento de eventos, porque o lazer sozinho não está conseguindo sustentar o turismo das grandes cidades”, comentou o presidente executivo do Visite São Paulo, Toni Sando.

Carnaval recheado

Para o Carnaval de rua paulistano deste ano, com início no dia 11 de fevereiro, a SPTuris estima que hajam 510 blocos, que se apresentarão entre os 35 locais que fazem parte do trajeto das apresentações, englobando diversos bairros. Com isto, o órgão estima que a capital deva atrair até 5 milhões de foliões, que terão um novo espaço na avenida 23 de maio, no centro da cidade, dedicado a apresentação dos artistas mais renomados.

“Neste ano devemos ter um carnaval de rua movimentado e com o deslocamento dos blocos esperamos evitar imprevistos, como no ano passado quando o Largo da Batata, que estava prevista para receber 150 mil pessoas, teve um fluxo de 750 mil”, ressaltou o diretor de turismo do SPTuris, Eduardo Colturato.

Veja todos os detalhes da pesquisa do Observatório do Turismo.

Fonte: https://brasilturis.com.br/sao-paulo-atrai-1544-milhoes-de-turistas-em-2017-eventos-sao-destaque/