13/02/18 – 41,5% dos eventos acontecem em hotéis

Hotéis recebem 41,5% dos eventos internacionais do Brasil

Toni Sando, diretor superintendente do SPCVB; Claury Alves da Silva, secretário de Esportes, Lazer e Turismo de São Paulo; Luiz Barretto, ministro do Turismo; Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris; Jeanine Pires, presidente da Embratur, e Maria José Alvez, diretora regional para América Latina do ICCA
(fotos: Aline Costa)
Na manhã de hoje (13), o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), juntamente com o International Congress and Convention Association (ICCA), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Ministério do Turismo, divulgou dados sobre o impacto dos eventos internacionais que aconteceram no Brasil entre 2007 e 2008. Entre os indicadores apresentados, um aponta que 41,5% desses encontros acontece em hotéis, 29,9% em centros de convenções e 19,2% em universidades.
“A hotelaria comporta bem esses eventos, fazendo com que a construção de centros de convenções não seja primordial”, afirma
Jeanine Pires, presidente da Embratur. “Além disso, fica mais barato realizar essas ações nos hotéis, visto que não há custo com deslocamento. Também há a necessidade de se criar produtos para que os turistas conheçam melhor os destinos e permaneçam no país por mais tempo”, completa.
Para Luiz Barretto, ministro do Turismo, “essa pesquisa é um importante instrumento de prospecção para os atores do setor em geral”.
O estudo foi feito com base nos participantes estrangeiros em 36 eventos, que ocorreram em 14 cidades entre 2007 e 2008.
Números
– Cerca de 96% dos turistas ficam em hotéis;
– US$ 21 milhões foram gastos com hotelaria e alimentação;
– O tempo médio de permanência na cidade é de 6,8 dias, sendo que aproximadamente três dias são destinados à atividades distintas aos eventos;
Ana Maria Biselli, diretora executiva do Fohb
Para Ana Maria Biselli, diretora executiva do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), esse tipo de evento é fundamental para incentivar a parceria público-privada. “O setor é carente de números para nortear as articulações com parceiros, como a SPTuris e o Convention”, encerra.
(Aline Costa)
**Fonte : http://hoteliernews.com.br/noticias/hoteis-recebem-41-5-dos-eventos-internacionais-do-brasil-20466